JUVENTUDE - A geração Z e a geração do milênio estão perdendo amigos devido aos hábitos de consumo

Um estudo recente da Credit Karma descobriu que os consumidores mais jovens valorizam fazer amigos com rendas semelhantes para evitar gastos excessivos

Uma pesquisa recente com consumidores do Credit Karma, o serviço digital de finanças e crédito pessoal, descobriu um aumento na demografia mais jovem, terminando amizades em detrimento do dinheiro.

O estudo, conduzido pela Qualtrics em nome da Intuit Credit Karma, entrevistou mais de 1.000 pessoas com mais de 18 anos e descobriu que mais de um terço da geração Z e da geração do milênio tem um amigo que os leva a gastar demais.

Assim, para proteger suas finanças e não acumular dívidas, a Geração Z e os Millennials estão encerrando amizades.

As gerações mais jovens estão enfatizando mais valor em fazer amigos dentro de uma faixa de renda e impostos semelhantes. Trinta e cinco por cento da geração Z e 29 por cento da geração do milênio disseram que “é importante que seus amigos ganhem tanto quanto eles”.

De acordo com a geração do milênio pesquisada que observou ter um amigo perdulário, 88% das pessoas contraíram dívidas por passar tempo com seus amigos e 15% disseram que contraíram US$ 500 ou mais em dívidas como resultado do tempo que passaram juntos. Enquanto isso, 80% dos entrevistados da Geração Z relatam ter um amigo que acaba pressionando suas finanças e apenas 2% da coorte disseram que acumularam a mesma quantidade de dívidas que os Millennials como consequência.


Quarenta e três por cento dos Millennials disseram que uma das principais causas de gastos excessivos é “jantar fora”, enquanto 37 por cento citaram “bebidas e uma noitada”. Eventos elaborados e marcantes, como viagens e férias, foram citados por outros 22% dos entrevistados, enquanto 21% disseram que as comemorações de aniversário estão esgotando suas finanças.

Em comparação, 37 por cento da Geração Z culpa o jantar fora como o principal culpado, enquanto 36 por cento disseram que estão gastando demais com um amigo em roupas. Notavelmente, 20 por cento da Geração Z disseram que a categoria de autocuidado de massagens e manicure é responsável por seus gastos generosos.

As principais causas dos gastos excessivos dos consumidores da geração Z e da geração do milênio são que eles “não querem se sentir excluídos”, “querem acompanhar o estilo de vida de um amigo” e “querem agradar um amigo”. Vinte e oito por cento dos Millennials notaram que não sabem dizer “não” a um amigo.

Courtney Alev, defensora financeira do consumidor no Credit Karma, também observa que mais de um quarto dos Millennials mantém suas rendas e dívidas em segredo dos amigos para evitar julgamentos. Alev aconselha os jovens consumidores a serem honestos e definir expectativas sobre limitações financeiras para jantar ou sair à noite para limitar as chances de gastos excessivos.

“Gastar dinheiro para manter o contato com os amigos não é novidade, mas pode ser um problema se as pessoas começarem a perder amigos devido a hábitos de consumo desalinhados”, disse Alev. “Falar sobre suas finanças com seus amigos pode ajudar a aliviar um pouco do estresse associado ao dinheiro, especialmente se você e seu amigo tiverem finanças diferentes.

Jovem descontraída com seu Iphone de última geração, um meio de status para muitos.

Quem são a Geração Z

Geração Z é o conjunto de crianças que nasceram na primeira década do século XXI, imersas na tecnologia digital e com novos hábitos em relação às gerações anteriores.

Por Kanika Talwar/WWD

Postagem Anterior Próxima Postagem