Através de ofício parlamentar nº 321/2023, o vereador de Parnamirim Gabriel César (PL), solicitou a prefeitura que, através de decreto municipal, haja a municipalização do Programa Nacional das Escolas Cívico-militares na cidade, além da ampliação do projeto nas escolas municipais.
Na última semana, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou o encerramento em todo país do programa, implementado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019.
Atualmente o programa federal funciona apenas em uma escola do município, a Escola Municipal Senador Carlos Alberto de Souza, localizada no bairro de Passagem de Areia, que conta com uma equipe de 8 militares da reserva, que dão suporte organizacional nos turnos da manhã e da tarde, promovendo valores cívicos as crianças e adolescentes, como respeito, hierarquia, disciplina, mérito, entre outros.
Para o vereador, o modelo cívico-militar está trazendo um benefício para a comunidade, tanto para os profissionais da escola, como para as famílias dos alunos. “Nós não podemos admitir que esse programa seja encerrado apenas por uma questão ideológica, só porque foi da época do presidente Bolsonaro. Se está dando certo, tem que continuar”, destaca o vereador, em visita a escola.