Carlos Alberto de Nóbrega, no Roda Viva: “Um homem que não tem um curso ginasial, universitário, contábil, qualquer coisa que seja, ser presidente da República? Por isso o país está desse jeito”. | 📷 Reprodução/TV Cultura
A participação do humorista Carlos Alberto de Nóbrega no programa Roda Viva (TV Cultura) da última segunda-feira (3) foi marcada por declarações sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu antecessor, Jair Bolsonaro.
Questionado sobre qual pergunta faria a Lula, caso tivesse a oportunidade de entrevistá-lo em seu podcast no YouTube, o apresentador do programa 'A Praça é Nossa' respondeu: “O que o senhor me diz de um presidente da República que, no dia em que recebe o diploma de presidente, chora e diz que é o primeiro diploma que recebeu na vida?”. “Um homem que não tem um curso ginasial, universitário, contábil, qualquer coisa que seja, ser presidente da República? Por isso o país está desse jeito”, acrescentou.
A declaração de Nóbrega foi considerada elitista por uma parte do público e motivou uma onda de posts de cancelamento nas redes sociais e notas em veículos de imprensa. Durante toda a terça-feira (4), seu nome apareceu entre os principais assuntos comentados no Twitter.
Carlos Alberto de Nóbrega, de 87 anos, também criticou as relações do presidente com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. “Quando o Lula trouxe o Maduro e colocaram um tapete vermelho para ele, na mesma semana coloquei um quadro sobre isso na Praça”, contou o humorista. Ele ainda disse ter ironizado Jair Bolsonaro em esquetes do programa ao ser questionado pela apresentadora, Vera Magalhães, se também fazia piadas com o ex-presidente.
Sobre Bolsonaro, Nóbrega lembrou do encontro entre os dois durante uma homenagem recebida no Congresso Nacional, em 2019. “Quando cheguei lá, o Fábio [Faria], que era ministro das Comunicações, falou que o presidente queria me conhecer. Ele me encontrou e fez uma festa danada.”
Em sua conta no Twitter, Lula respondeu o comentário do apresentador, mas sem citá-lo. “Quando xingarem que o Brasil é um país atrasado, saibam que alguém quis que o país fosse assim. Quando eu e o Zé Alencar tomamos posse, nós não tínhamos diploma, mas tínhamos a consciência que nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação”, postou.
Nóbrega é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e exerceu a profissão de advogado por pouco tempo. Em 2018, aos 82 anos, reativou sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por sugestão de um amigo. Na ocasião, postou em suas redes sociais um registro de sua visita à OAB de Barueri (SP), onde foi recebido pelo presidente da entidade na cidade.
Assista abaixo, na íntegra, a entrevista de Carlos Alberto ao Roda Viva.