A Califórnia – um estado atingido com mais frequência por incêndios florestais do que o Havaí – está enviando equipes de busca e resgate para ajudar nos esforços de recuperação, anunciou seu governador, Gavin Newsom.
“Estamos com o povo de Maui e todos os havaianos em meio a esses horríveis incêndios florestais que ceifaram vidas e destruíram a cidade histórica de Lahaina”, ele postou no X, anteriormente conhecido como Twitter.
“Os californianos conhecem em primeira mão o impacto devastador dos incêndios florestais catastróficos alimentados pelas mudanças climáticas, capazes de destruir comunidades inteiras e séculos de história e patrimônio insubstituíveis.”
O incêndio de Lahaina é o mais mortal nos EUA desde o incêndio de 2018 no norte da Califórnia, que matou 85 pessoas e destruiu a maior parte da cidade de Paradise.
Uma declaração do condado de Maui disse que 17 mortes adicionais foram confirmadas até o meio-dia de quinta-feira, horário local, somando-se à contagem anterior de 36.
Ele disse que o fogo continua ativo.
Resumo
- O número de mortos nos incêndios florestais no Havaí aumentou em 17 mortes, para um total de 53, disseram autoridades de Maui na tarde desta quinta-feira.
- O governador do Havaí, Josh Green, disse anteriormente que o estado não "tem um incidente de perda de vida como este há muitos anos".
- Cerca de 1.700 edifícios foram destruídos e 80% da cidade histórica de Lahaina desapareceu, disse Green.
- Joe Biden emitiu uma "declaração de grande desastre" para os incêndios florestais na ilha havaiana, que libera fundos para recuperação.
- Os incêndios florestais começaram na terça-feira e se espalharam rapidamente, alimentados por fortes ventos gerados pelo furacão Dora.
- Milhares foram evacuados para abrigos improvisados e 11.000 pessoas ainda estão sem energia em Maui.
Mais de 1.700 edifícios destruídos - governador
O governador do Havaí, Josh Green, também faz uma avaliação da escala dos danos. Ele disse à CNN:
- Mais de 2.000 pessoas passaram a noite em abrigos.
- 11.000 pessoas ainda estão sem energia no oeste de Maui
- Cerca de 1.700 edifícios foram destruídos pelo fogo.
O governador também menciona um tsunami de 1960 que matou 61 pessoas e disse que o número de mortos pelos incêndios provavelmente será maior do que isso.