MUNDO CRISTÃO - 'Um milagre': igreja de Maui intocada enquanto incêndios florestais incendeiam os arredores

Casas queimadas são vistas ao lado da Igreja Católica Maria Lanakila, na rua Waine, após um incêndio florestal em Lahaina, oeste de Maui, Havaí, em 11 de agosto de 2023. Um incêndio florestal que deixou Lahaina em ruínas carbonizadas matou pelo menos 99 pessoas, autoridades disse, tornando-se um dos desastres mais mortais da história do estado dos EUA. Incêndios em Maui, alimentados por ventos fortes do furacão Dora passando para o sul do Havaí, estouraram em 8 de agosto e rapidamente engolfaram Lahaina. | 📷 PAULA RAMON/AFP via Getty Images


Como parte do que um líder religioso local descreve como um “milagre”, uma igreja católica em Maui ainda está de pé depois que incêndios florestais devastaram seus arredores.

Fotografias tiradas nos últimos dias revelam que a Igreja Católica Maria Lanakila em Lahaina, Maui, Havaí, permanece de pé depois que um incêndio atingiu a comunidade do condado de Maui e deixou várias árvores nas proximidades da propriedade queimadas. O reverendo Terrence Watanabe, vigário de Maui e Lanai, expressou gratidão pela preservação do local histórico em entrevista ao Honolulu Star-Advertiser no sábado.

“Para nós, é como um milagre”, disse ele. “Quando vimos as notícias e vimos o campanário da igreja erguer-se acima da cidade, foi um grande espetáculo de se ver.”

A Igreja Católica Maria Lanakila remonta a 1846, mais de 100 anos antes do Havaí se juntar à união como o 50º estado. Enquanto a igreja e sua reitoria adjacente parecem permanecer intactas, o telhado explodiu nas proximidades da Escola do Sagrado Coração. O telhado permanece na Igreja Católica do século XIX, embora pareça ter sofrido algum nível de dano.

Watanabe, que serve como pastor da Igreja Católica de Santo Antônio de Pádua na comunidade de Wailiku, no condado de Maui, alertou que um engenheiro pode recomendar a demolição do prédio se ele visitar a Igreja Católica Maria Lanakila e determinar que ela é insegura. “Não saberemos até chegarmos lá e fazermos uma avaliação”, disse Watanabe.

O reverendo Kuriakose Nadooparambil, pastor de Maria Lanakila, conseguiu escapar da igreja histórica antes que os incêndios florestais representassem um perigo para a comunidade ao redor, mas ele disse ao Honolulu Star-Advertiser que um de seus funcionários da igreja esperou até o último minuto para evacuar: “Ele não saiu até que as palmeiras do lado de fora estivessem pegando fogo, e havia fogo em ambos os lados da estrada enquanto ele dirigia”.

A notícia sobre a aparente preservação da Igreja Católica Maria Lanakila chega menos de uma semana depois que os incêndios florestais começaram no condado de Maui, no Havaí, queimando milhares de acres de terra e deixando aproximadamente 100 mortos. Uma atualização publicada no site do condado de Maui detalhou que, na noite de segunda-feira, dois dos quatro incêndios florestais que envolveram a região foram extintos ou contidos a ponto de não representarem mais uma ameaça aos residentes.

O incêndio de Lahaina, um dos outros dois incêndios florestais no condado de Maui, está 85% contido e destruiu aproximadamente 2.170 acres. O Departamento de Polícia de Maui confirmou que todos os quatro incêndios florestais combinados resultaram em 99 mortes.

A Igreja Maria Lanakila não é a única casa de culto no Havaí a sair ilesa dos incêndios florestais até agora. Harvest Kumulani , uma igreja com sede em Lahaina afiliada à Harvest Christian Fellowship do pastor Greg Laurie, também foi poupada pelos incêndios florestais, boas notícias que Laurie atribuiu à “graça de Deus”.

Postagem Anterior Próxima Postagem