As autoridades da Pensilvânia fecharam dois distritos escolares enquanto a caçada humana a um assassino condenado que escapou da prisão em 31 de agosto entra em seu sexto dia.
Danelo Cavalcante, 34, foi localizado duas vezes durante a noite de segunda-feira, disse a polícia.
O brasileiro foi condenado à prisão perpétua no mês passado por esfaquear uma ex-namorada até a morte.
As autoridades também estão transmitindo mensagens de sua mãe pedindo sua rendição.
O serviço US Marshals está oferecendo uma recompensa de US$ 10.000 (£ 7.955) por informações que levem à sua captura.
A polícia já havia concentrado sua busca em uma área densamente florestada num raio de 3,2 km da prisão do condado de Chester, em West Chester. Nesta terça-feira, a área de busca foi ampliada depois que Cavalcante foi flagrado por câmeras de vigilância nas proximidades de Longwood Gardens duas vezes na noite de segunda-feira.
As imagens do CCTV mostram Cavalcante caminhando em meio à densa vegetação com uma bolsa pendurada no ombro. Em algumas das filmagens, ele também é visto vestindo um moletom com capuz escuro.
Robert Clark, supervisor da força-tarefa US Marshal para o leste da Pensilvânia, disse à CBS, parceira da BBC nos EUA, que Cavalante está “desesperado e perigoso e provavelmente exausto”.
Acredita-se que ele se mova à noite e se esconda durante o dia em uma área com vegetação rasteira densa que os policiais às vezes tiveram que abrir à mão. A área também inclui vários possíveis esconderijos – como galpões – que complicaram a busca.
“Estamos tentando estressá-lo, mantê-lo em movimento, apertá-lo”, disse Clark. "Isso é o que fazemos. Seu desespero não sobreviverá à nossa dedicação."
As autoridades estão usando tecnologia de imagem térmica, além de drones e cães, na caça a Cavalcante. Um mandado de prisão federal também foi obtido caso ele tente fugir através das fronteiras estaduais para Delaware ou Maryland.
Dois distritos escolares na área de busca ampliada cancelaram as aulas como medida de precaução na terça-feira.
Na segunda-feira, as autoridades começaram a usar helicópteros e carros patrulha para divulgar uma mensagem de áudio gravada pela mãe de Cavalcante no Brasil, na qual ela pede que ele se renda.
“Por mais desesperado que esteja, talvez ele mude de ideia e ouça sua mãe lhe dizendo para se render, e sua família se preocupa com ele”, disse Clark na segunda-feira. "Talvez seja isso que o coloca no limite onde podemos conseguir uma rendição pacífica."
Cavalcante foi condenada à prisão perpétua após ser considerada culpada de esfaquear até a morte a ex-namorada Débora Brandão, em abril de 2021, na frente de seus dois filhos pequenos. Ele foi levado sob custódia poucas horas após o assassinato, após fugir para a Virgínia.
A promotoria do condado de Chester acredita que Brandão “ameaçou expô-lo à polícia” depois de saber que Cavalcante tinha um mandado em aberto por um assassinato ocorrido em 2017 no Brasil.
Os investigadores ainda investigam como Cavalcante escapou da prisão e se teve ajuda de outros suspeitos.
O fugitivo brasileiro Danelo Cavalcante, foi flagrado por câmeras de vigilância duas vezes na noite desta segunda-feira (04). | 📷 Reprodução