NOVIDADE - Novo iPhone, novo carregador: Apple obedece às regras da UE

Alguns dispositivos Apple – como os laptops iPad Pro e Mac – usam USB-C (esquerda) enquanto o iPhone usa Lightning (direita)


O mais recente iPhone da Apple quase certamente contará com um ponto de carregamento USB-C quando for lançado em 12 de setembro.

Os telefones da empresa atualmente usam seu adaptador Lightning proprietário, ao contrário dos rivais, incluindo a Samsung.

Uma lei da União Europeia exige que os fabricantes de telefones adotem uma ligação de carregamento comum até dezembro de 2024 para poupar dinheiro aos consumidores e reduzir o desperdício.

A maioria dos novos produtos da Apple, como os iPads mais recentes, já usa USB-C, mas a empresa argumentou contra a regra da UE.

Quando foi introduzido em setembro de 2021, um representante da Apple disse à BBC News: “Uma regulamentação rigorosa que exige apenas um tipo de conector sufoca a inovação em vez de a encorajar, o que por sua vez prejudicará os consumidores na Europa e em todo o mundo”.

Adaptadores Lightning para USB-C já estão disponíveis em outras marcas de eletrônicos, incluindo Amazon, e todos os iPhones desde o iPhone 8, lançado em 2017, suportam carregamento sem fio.

Como o atual iPhone 14 agora parece ser o último dispositivo da Apple a usá-lo exclusivamente, isso pode marcar o início do fim do cabo Lightning.

Não está claro se esta será uma mudança global no produto, embora seja menos provável que a gigante da tecnologia fabrique uma versão diferente do aparelho apenas para o mercado europeu.

As mudanças são esperadas nos novos dispositivos iPhone 15 e iPhone 15 Pro, que serão revelados na próxima semana no evento anual de outono da empresa.

De acordo com um relatório da Bloomberg News, os benefícios da mudança para os usuários incluirão a possibilidade de os clientes usarem um único carregador para iPads, Macs e iPhones, bem como velocidades de download mais rápidas.

A regra do carregador comum da UE abrange uma gama de "eletrônicos portáteis de pequeno e médio porte", de acordo com a UE, incluindo:

  • celulares
  • comprimidos
  • leitores eletrônicos
  • ratos e teclados
  • Dispositivos GPS (sistema de posicionamento global)
  • fones de ouvido, fones de ouvido e fones de ouvido
  • câmeras digitais
  • consoles de videogame portáteis
  • alto-falantes portáteis.

Qualquer um deles carregado por cabo com fio deverá ter uma porta USB Tipo C, independentemente de quem fabrica os dispositivos.

Os laptops também terão que cumprir as regras, mas os fabricantes terão mais tempo para fazer as alterações.

De acordo com a UE, poupará aos consumidores “até 250 milhões de euros [R$1,332,959,722.36 (BRL) ou Um bilhão, trezentos e trinta e dois milhões, novecentos e cinquenta e nove mil setecentos e vinte e dois reais e 36 centavos por ano em compras desnecessárias de carregadores” e reduzirá 11.000 toneladas de resíduos por ano.

📷 Fotomontagem: Geilson Souto

Postagem Anterior Próxima Postagem