O questionamento do humorista acontece em meio ao fumacê diário que a capital amazonense enfrenta devido às queimadas. Na quarta, Whindersson usou as redes sociais para reclamar que pouco se noticiava nacionalmente sobre Manaus
Em meio ao persistente cenário de forte seca, queimadas e fumaça que envolve a cidade de Manaus, o comediante e youtuber brasileiro Whindersson Nunes questionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre medidas a serem tomadas pelo Governo Federal em relação à crise ambiental vivida pela capital amazonense.
Conversei agora há pouco por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog. Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das… pic.twitter.com/QvsS3XihfU
— Lula (@LulaOficial) October 12, 2023
O humorista publicou “E Manaus, meu chapa?” em uma publicação de Lula sobre Israel na rede social 'X', antigo Twitter. O comentário de Whindersson alcançou mais de 80 mil visualizações.
O questionamento de Whindersson surge após sua crítica, na quarta-feira (11), sobre a escassa cobertura jornalística da mídia nacional em relação aos eventos no Amazonas, que tem dado especial atenção a temas estrangeiros, como a guerra entre Israel e o Hamas, no Oriente Médio.
Na ocasião, o youtuber, que tem milhões de seguidores, utilizou suas redes sociais para demonstrar preocupação com os amazonenses.
Aos manauaras que me seguem, vocês estão bem? Vi algumas pessoas me pedindo ajuda sobre queimadas e uma fumaça q tomou a cidade, mas nao vi notícias sobre 😰
— Whindersson (@whindersson) October 11, 2023
"Aos manauaras que me seguem, vocês estão bem? Vi algumas pessoas me pedindo ajuda sobre queimadas e uma fumaça que tomou a cidade, mas não vi notícias sobre", indagou Whindersson em seu post.
Essa reação não é a primeira vez que Whindersson se manifesta em prol de Manaus. Em janeiro de 2021, durante o segundo pico da pandemia de Covid-19, o comediante foi um dos primeiros artistas nacionais a agir em apoio à cidade, enviando tanques de oxigênio em um momento de crise hospitalar.
Governo Federal anuncia reforços
Na manhã desta sexta-feira (13), em coletiva de imprensa realizada em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que o Governo Federal está enviando mais 149 brigadistas ao Amazonas para o combate aos incêndios, além de kits e equipamentos.