Os astronautas da Nasa voarão com estilo, com a estilista de luxo Prada ajudando a projetar trajes espaciais para a missão lunar de 2025.
A grife italiana trabalhará no design dos ternos ao lado de outra empresa privada, a Axiom Space.
Num comunicado de imprensa, a Axiom disse que a Prada trará experiência com materiais e fabricação para o projeto.
Um astronauta disse à BBC que achava que a Prada estava à altura do desafio devido à sua experiência em design.
Essa experiência foi construída não apenas nas passarelas de Milão, mas também através do envolvimento da Prada na competição de vela America's Cup.
“A Prada tem uma experiência considerável com vários tipos de tecidos compostos e pode realmente ser capaz de fazer algumas contribuições técnicas reais para as camadas externas do novo traje espacial”, segundo o professor Jeffrey Hoffman, que voou cinco missões da Nasa e realizou quatro caminhadas espaciais. .
Mas ele disse que as pessoas não deveriam esperar ver astronautas em "trajes espaciais estampados ou qualquer padrão extravagante como esse. Manter um bom ambiente térmico é realmente o ponto crítico".
“Um traje espacial é realmente como uma espaçonave em miniatura. Tem que fornecer pressão, oxigênio e mantê-lo a uma temperatura razoável”, acrescentou.
No início deste ano, a Axiom revelou um traje espacial, que seria usado na próxima missão Artemis 3.
O traje pesava 55 kg e era considerado mais adequado para viajantes do sexo feminino.
Num comunicado de imprensa, Artemis e Prada disseram que usariam “tecnologias e design inovadores” para permitir “uma maior exploração da superfície lunar do que nunca”.
A missão Artemis 3 será a primeira vez que uma tripulação pousará na Lua desde a Apollo 17 em 1972 e terá a primeira mulher a pousar na Lua na tripulação – Christina Koch.