MANDATO - Vereador Marquinhos da Climep apresenta Projeto de Lei que 'Institui a Semana da Conscientização Cívica e Política no município' de Parnamirim


O Vereador Marquinhos da Climep protocolou junto à Câmara Municipal de Parnamirim, durante a 103ª Sessão Ordinária, realizada na Câmara Municipal de Parnamirim, o Projeto de Lei n° 229/2023, que 'Institui a Semana da Conscientização Cívica e Política no município', tendo como data referencial o dia 25 de março que é o dia da Constituição Política do Brasil.

O objetivo é aproximar jovens estudantes da realidade dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura e Câmara Municipal, bem como, das diversas secretarias existentes nos dois Poderes, fazendo com que jovens estudantes adquiram uma visão cidadã e política, tornando-se futuros eleitores e agentes políticos conscientes e comprometidos com o processo democrático de nosso município e do País.

Nesta semana, as escolas da Rede Municipal de ensino fundamental promoverão ciclos de atividades sobre formação política a ser dirigida aos alunos de forma clara e objetiva, levando ao conhecimento dos estudantes as efetivas funções dos agentes políticos do município, tanto nas esferas do Poder Executivo, quanto do Poder Legislativo.

A educação política é uma das grandes carências na formação do povo brasileiro. Não aprendemos como funciona o poder público, o processo eleitoral, quais as funções dos homens públicos.

A Semana vai possibilitar a conscientização dos estudantes sobre a importância da política e do voto consciente já que há algumas décadas nosso país passa por um processo de despolitização da sociedade.

A corrupção nasce do desinteresse da sociedade nas questões políticas, pois não há uma fiscalização intensa da sociedade perante aos governantes e aos representantes no legislativo. Se como cidadãos interessados, estiverem próximos desses representantes, a administração pública, que necessita de mecanismos de controle social intenso, se tornaria mais transparente. Se existe corrupção é porque a fiscalização está branda, e se essa fiscalização está branda é porque existe o desinteresse da população.

"Os jovens são a força motriz de uma nação, se eles se desinteressam pela vida política de seu país, o controle do estado ficará sempre com as grandes oligarquias políticas que sempre beneficiaram seus grupos políticos, sem pensar no bem-estar da sociedade" destacou o parlamentar.

Redação Blog Du Souto

Postagem Anterior Próxima Postagem