A Ucrânia usou pela primeira vez mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA, disse o presidente Volodymyr Zelensky.
Seus comentários seguem relatos de que armas, conhecidas como ATACMS, destruíram nove helicópteros em bases russas no leste do país. A Ucrânia não confirmou que os mísseis foram usados.
A Ucrânia disse que um sistema de defesa aérea e outros equipamentos estavam entre os alvos atingidos em Berdyansk e Luhansk.
Dezenas de soldados russos foram mortos ou feridos na operação, acrescentou.
"Eles tiveram um desempenho muito preciso. Os ATACMS provaram seu valor", disse Zelensky em um discurso noturno publicado nas redes sociais, sem fornecer detalhes de quando ou onde foram usados.
Os militares da Rússia não comentaram.
A administração Biden já havia se recusado a fornecer ATACMS à Ucrânia, mas decidiu “nas últimas semanas” enviá-los discretamente, informou a mídia norte-americana CNN , citando duas autoridades norte-americanas.
Dizia que Washington queria apanhar Moscovo de surpresa, no caso de a Rússia mover equipamento e armas para fora do alcance antes que os projéteis pudessem ser usados.
Devido às preocupações com as tensões com a Rússia, os mísseis fornecidos à Ucrânia têm um alcance inferior ao máximo que o sistema é capaz, segundo a Associated Press .
A variante entregue a Kiev carrega munições cluster que liberam centenas de pequenas bombas do ar, em vez de uma única ogiva, informou a AP.
Um iate clube e uma escola de vela em Odesa foram atingidos por destroços da queda de drones, disse a Ucrânia. | 📷 EPA