O município de Natal vai sediar a próxima edição do projeto MPRN Perto de Você. A iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), que visa aproximar a instituição e a sociedade potiguar, vai realizar ações de atendimento e incentivo à concretização de políticas públicas para atender as necessidades dos cidadãos entre os dias 4 e 7 de dezembro.
A programação conta com eventos simultâneos e visitas institucionais, além de capacitações, formações e palestras. Na prática, o MP Perto de Você apresenta um retrato de como seus integrantes atuam para buscar garantir os direitos da população. A primeira edição aconteceu em 2022, em Pau dos Ferros e no mesmo ano ainda contemplou Caicó e João Câmara. Em abril deste ano, chegou a Macaíba e, em agosto passado, a Mossoró.
Programação
A solenidade de abertura da edição do MPRN Perto de Você, na zona Norte de Natal, ocorrerá com duas palestras: “Atuação em rede como instrumento de garantia dos direitos do cidadão”, ministrada por Mariana Rebello, e “Atuação do Ministério Público na defesa dos direitos da mulher”, ministrada por Mariana Barbalho.
No primeiro dia, estão previstas ações como a apresentação de ferramentas facilitadoras para o atendimento ao público pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), uma visita técnica a obras de acessibilidade em calçadas em vias públicas da zona Norte de Natal pelo Caop Inclusão e uma palestra sobre a responsabilidade e atribuições do Conselho de Alimentação Escolar pela Caop Cidadania.
No segundo dia, a programação inclui uma discussão sobre a Comunicação Não Violenta Aplicada a Cuidadores de Crianças e Adolescentes pelo Caop Infância e Ceaf, uma roda de conversa sobre os direitos das pessoas com deficiência e a atuação do Ministério Público pelo Caop Inclusão, Audiências de ANPP pelo Caop Criminal, visitas de inspeção à UBS Nordelândia e à UBS Potengi pela Saúde, e atendimento a mulheres com medidas protetivas residentes na zona Norte, pelo Namvid.
No terceiro dia, a programação conta com uma roda de conversa sobre os direitos das pessoas idosas e a atuação do Ministério Público pelo Caop Inclusão, audiências de ANPP pela Caop Criminal, visitas de inspeção à USF Rosângela Lima e à USF Ronaldo Machado pela Saúde, uma discussão sobre o reconhecimento da paternidade biológica como um direito da criança e do adolescente pelo Ceaf e Npa Família, e a aplicação da comunicação não violenta para gestores da escola Ferreira Itajubá pelo Ceaf e Caop Cidadania.
No último dia, o Caop Inclusão realizará uma visita técnica ao Centro de Convivência Ivone Alves, o Caop Criminal realizará Audiências de ANPP, o Ceaf discutirá a abordagem empática aplicada ao atendimento às vítimas de violência (Nuavv) e o Caop Cidadania promoverá uma ação de cidadania para a população em situação de rua no IFRN Centro.