Para o Rio Grande do Sul, a previsão é de chuva forte e ventos de 100 km/h, enquanto São Paulo, RJ, MG, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás terão onda de calor
Vista aérea de ruas inundadas no bairro Navegantes em Porto Alegre; autoridades estão tentando evitar uma tragédia ainda maior. | 📷 Carlos Fabal/AFP
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira, 6, dois alertas de grande perigo, um para tempestades no extremo sul do Rio Grande do Sul e outro para ondas de calor em Estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
No Estado gaúcho, a previsão é de mais de 100mm de chuva por dia, ventos superiores a 100 km/hora, além de queda de granizo. Há grandes riscos de danos nos edifícios, corte de energia elétrica, estrago em plantações, queda de árvores e alagamentos. A chuva pode superar os 150mm até o início da quarta-feira, 8.
Cerca de dois terços dos municípios gaúchos estão em estado de calamidade pública por causa de fortes chuvas na região. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabilizou, até o momento, 85 mortes e 134 desaparecidos.
O Inmet recomendou que, durante o alerta de grande perigo, a população desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia e, em caso de enxurrada, deixe os documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
Já no centro e na metade norte do Estado, a previsão é de tempo quente e seco.
⚠ #Atenção: Previsão de tempestade, hoje (6) e amanhã (7), em áreas do Rio Grande do Sul. O volume total de chuva pode superar os 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos acima de 100 km/h e queda de granizo.
— INMET (@inmet_) May 6, 2024
🔴 Confira o aviso vermelho (grande perigo) 👉 https://t.co/hxNfXsq4KY pic.twitter.com/g3j1vLKInZ
Onda de calor no Sudeste, Sul e Centro-Oeste
Também há alerta de grande perigo para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. De acordo com o Inmet, a previsão é de que, por ao menos cinco dias, a temperatura das regiões ficará 5ºC acima da média, representando risco à saúde.
O alerta permanece até quinta-feira, 9. O instituto diz que, em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199.
A onda de calor engloba as zonas metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, a temperatura pode ter máxima de 35ºC na terça-feira, 7, segundo previsão do Inmet. No Rio, os termômetros devem marcar máxima de 37ºC durante a onda de calor, temperatura prevista para quinta-feira, 9.
No mesmo dia, Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul também dentro da onda de calor, pode ter máxima de 36°C.
⚠️#Atenção: Previsão de onda de calor, de hoje (6) até quinta-feira dia (9), em áreas do MT, GO, MG, RJ, SP, PR e em todo MS. A temperatura pode ficar 5ºC acima da média por um período acima de 5 dias. pic.twitter.com/KyXrPoYc99
— INMET (@inmet_) May 6, 2024
Especialistas afirmam que os próximos meses serão menos frios do que o normal. Dados da agência climática americana (NOAA, da sigla em inglês) e do Instituto de Pesquisa em Clima da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, apontam que o outono e o inverno deste ano no Brasil deverá ficar entre 2ºC e 4ºC acima da média histórica.
Por Ramana Rech/Estadão