Discussões no Encontro do Triângulo Estratégico abordam cooperação internacional e desafios globais
Cumprindo agenda em Portugal, durante o Encontro do Triângulo Estratégico, o Deputado Federal General Girão participou de um painel para discutir o papel do Brasil no G20, destacando a importância do país neste fórum internacional. O encontro é uma iniciativa promovida pelo Instituto para a Promoção da América Latina e Caribe (IPDAL) e prossegue até esta quinta-feira (16) com a presença de líderes e especialistas sobre a agenda.
Como Primeiro Vice-Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, o General Girão falou sobre a importância do evento. "Discussões como as que estão sendo realizadas aqui neste evento sobre o que os países podem fazer na busca da melhor qualidade de vida para o seu povo e na busca de objetivos permanentes como democracia, desenvolvimento, igualdade, direitos, combate à justiça e enfrentamento à corrupção, por exemplo, que são essenciais", disse o parlamentar.
Girão abordou a relevância da visão estratégica para enriquecer o debate sobre as relações entre América Latina, Europa e África, bem como sobre temas como cooperação econômica transatlântica, desenvolvimento sustentável, segurança internacional, educação e inovação.
“O Brasil tem o compromisso em promover o diálogo e a cooperação internacional, bem como em buscar soluções conjuntas para os desafios globais que enfrentamos. O mundo vive ameaças constantes e é preciso nos anteciparmos, discutindo situações que possam acontecer como guerras bélicas ou biológicas, como a mais recente do covid-19 ou ainda conflitos e desastres ambientais. Isso faz parte do processo de estudo e tomada de decisões. É preciso pensar de forma estratégica para agir de forma correta na hora certa", afirma o General Girão.
O evento conta com um ambiente propício para a adoção de perspectivas globais em discussões legislativas, ampliando o escopo de ação da CREDN e alinhando o Brasil com as tendências internacionais de governança e desenvolvimento humano, além de ser uma oportunidade para o compartilhamento de conhecimentos e experiências com líderes mundiais.