DISCUSSÃO - Vereador Marquinhos da Climep destaca a importância da discussão sobre os Raios-x da Saúde de Parnamirim


Após um longo debate durante a 40ª Sessão Ordinária na manhã desta terça-feira (14) sobre os Raios-x da UPA e do CCPAR na cidade de Parnamirim/RN, o tema voltou a ser discutido na Sessão desta quarta-feira, onde o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Irani Guedes destacou que o desenrolar desta situação do Raio-x da UPA de Nova Esperança até a tarde de ontem deveria ser resolvido, então o parlamentar afirmou que por volta das 15h a peça da máquina já havia sido instalada e a mesma já tinha voltado a atender à população para realizar os procedimentos.

A discussão que foi bem acalorada após o vereador César Maia ter exposto a situação da mesma e citou também que existe um Raio-x no CCPAR que está parado há 8 anos, sem poder ser utilizado pelos cidadãos. Então em aparte da fala na tribuna do parlamentar, o vereador Marquinhos da Climep esclareceu alguns aspectos que corroborou ao tema discutido na Sessão Ordinária desta terça-feira.

Aparte de Marquinhos da Climep na 41ª Sessão Ordinária desta quarta-feira (15)

“O que a população nos cobra, a gente também agradece”, ressaltou Marquinhos ao iniciar sua fala na discussão sobre os Raios-x de Parnamirim.

O tema que foi destaque durante toda manhã e tarde desta terça-feira (14), após a acalorada discussão na Casa Legislativa, pois foi bem repercutida nas redes sociais, expondo o tema nos blogs da cidade, que chamou a atenção exclusiva do Chefe do Executivo Municipal e da secretaria de Saúde do município, haja visto a preocupação e urgência em resolver a situação do Raio-x da UPA que já havia 80 dias quebrado, e a população precisou arcar com as consequências, buscando outros meios para realizar os procedimentos solicitados pelos profissionais de saúde.

“Foi resolvido uma parte do problema. Raio-x da UPA ok. A população de Parnamirim tem hoje onde se deslocar, e pelo menos detectar o seu problema pra encaminhar para o canto certo, em questão de dependência de urgência”, disse Marquinhos.

“Nós precisamos também resolver a questão do Raio-x do CCPAR”, afirmou o parlamentar.

Marquinhos citou que o transformador já foi instalado, mas falta a parte da energia, e cobrou pra que o vereador Irani Guedes, que é o presidente da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, para que o mesmo agilize com a empresa, meios para colocar o Raio-x para funcionar no CCPAR.

A empresa instalou o transformador, ótimo, mas é preciso prazo, o tempo necessário para que a população parnamirinense venha ser atendido por este tão esperado Raio-x.

“Colocou o transformador, colocou o quadro. E quando é que o Raio-x estará funcionando?”, questionou Marquinhos.

O parlamentar terminou sua fala, afirmando que para a população de Parnamirim realizar um exame de Raio-x, de tórax, é preciso se necessário aguardar uma vaga do estado para encaminhar para o hospital Onofre Lopes.

“Não é de hoje que o mandato do vereador Marquinhos da Climep vem cobrando isso não, e um Raio-x, é um simples exame que a terceira cidade do estado não tem”, disse o parlamentar.

Finalizando seu aparte na fala do vereador Irani Guedes, o vereador Marquinhos da Climep ressaltou a importância de que se faz necessário o Executivo Municipal de Parnamirim adquirir uma nova máquina de Raio-x maior que a atual para atender a UPA de Nova Esperança, uma CR (Radiologia Computadorizada) que tenha uma abrangência que atenda à grande demanda que vem aumentando dia a dia na única UPA do município, por isso a necessidade da compra deste equipamento.

Redação Blog Du Souto

Postagem Anterior Próxima Postagem