DESCASO PÚBLICO II - Vereadora Fativan Alves visita Teatro Municipal de Parnamirim e fica horrorizada com o estado de abandono do Poder Público

Cine Teatro em 2014 (1)

Como uma grande maioria dos quase 300 mil habitantes do município de Parnamirim, em sua maioria, os formadores de opinião pública, donas de casa, trabalhador, estudante, mulher e porque não à imprensa Potiguar, a real situação que vive a 3ª maior cidade do estado.

No dia 28 de março de 2023, a vereadora por Parnamirim no RN Fativan Alves, fez uso da tribuna na Sessão Ordinária, trouxe em discussão a situação caótica do pleno descaso que se encontrava o Cine Teatro Municipal da cidade a mais de um ano atrás, e hoje o assunto volta a ser mais uma pauta em discussão na Casa Legislativa.

Pois bem, de Cine só tem o nome, porque se alguém perguntar a um munícipe se ele já assistiu ou sabe se já passaram algum filme no citado, a resposta será única, NÃO. Sabemos que o mesmo só foi palco para algumas apresentações locais, bandas gospel, peças teatrais e outras, mas, porém, a tão esperada reforma não parece acabar nunca.

Visita Parlamentar

Em visita à época, no dia 27 de março de 2023, a vereadora fez uma breve visita ao prédio, como se repetiu nesta terça, justamente no Dia Mundial do Teatro, e ao invés da parlamentar ficar deslumbrada com a estrutura e beleza interior do Teatro de Parnamirim, ela ficou horrorizada, viu uma cena de terror. Não! Não era uma cena horripilante de um filme de terror que estava sendo exibido, mas sim, uma realidade ao estado de abandono deste aparelho público, onde foram investidos milhões de reais na construção e para reformas ao longo dos anos, mesmo através de licitações e aditivos extras, o Teatro Municipal continua na mesmice, abandonado.

Este Teatro Municipal era para está sendo utilizado com apresentações municipais e o fomento aos artistas da terra, além de espetáculos de encher os olhos, fazendo com que a cultura local e regional, sejam exibidos através de peças teatrais, como também de filmes a serem exibidos ao público.

A parlamentar disse durante a visita, que na citada data acima, haviam funcionários no local trabalhando de forma insalubre, ela também ressaltou que no local funcionava a Biblioteca Municipal, que na oportunidade da visita, estava de portas fechadas, mas segundo informações de pessoas anônimas, quase todos os livros do local já foram destruídos, ou seja, o município perdeu seu único acervo. Hoje a Biblioteca Municipal funciona na
Avenida Getúlio Vargas (rua do cemitério), 151, no centro da cidade.

Ainda durante a fala de plena tristeza da vereadora Fativan Alves, ela fez questão de mostrar aos edis, imagens do descaso que se encontrava o 'Cine Teatro Municipal'.

Em aparte, a vereadora Carol Pires procurou defender a ex-secretária de Cultura, Kátia Pires, porém Fativan rebateu a fala da edil e fez lembrar que durante a votação da LOA (Lei Orçamentária Anual), para o ano de 2023, foi aprovado mais de 12 milhões para o fomento a cultura de Parnamirim, remanejando por necessidade em seguida 2 milhões para a Saúde, mas ainda restaram 10 milhões e meio. E para onde foram estes mais de 10 milhões para a Cultura e até agora nada foi feito, em especial a reforma do Cine Teatro Municipal?

A luta é constante da vereadora, sempre em prol dos munícipes de Parnamirim, quer seja em defender uma melhor saúde, educação, segurança, cultura, e acima de tudo, uma melhor qualidade de vida para todos os parnamirinenses.

Cine Teatro em 2014 (2)

OBS: Durante os dias 27 a 30 de março de 2023 o prefeito Rosano Taveira, acompanhado de secretários municipais, vereadores e alguns deputados do estado, participando da XXIV Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, onde estiveram presentes a vice-prefeita e então secretária de Cultura, Kátia Pires, os secretários municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETUDE), Jarbas Filho; de Planejamento e Finanças (SEPLAF), Giovani Júnior, e de Obras Públicas (SEMOP), Josuá Neto foram recebidos no Ministério do Turismo pelo secretário nacional do Sintra (órgão vinculado ao Ministério de Turismo), Carlos Henrique Sobral.

Durante a estadia em Brasília, a comitiva tratou de alguns assuntos relacionados ao turismo do município, onde também foi entregue o projeto de revitalização do Cine Teatro Municipal, mas de lá pra cá, o Cine Teatro continua o mesmo, nada mudou, permanece o mesmo, faça jus a visita de alguns vereadores na manhã desta terça-feira(11) e comprovaram de perto a situação do ícone da cultura parnamirinense.

Inauguração do Cine Teatro


Três anos depois de assinar a ordem de serviço, o então prefeito de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos, inaugurou no dia 25 de setembro de 2014 o Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva, uma obra de R$ 7,5 milhões, construído em parceria com o governo federal, no Parque Aluízio Alves, na Cohabinal.

Ao longo desse período o prefeito chegou, algumas vezes, a ser questionado: por que um teatro? Ele respondeu: "Parnamirim é um celeiro de artistas, que se apresentavam nas ruas, nas praças, mas agora tem uma casa para mostrar seu trabalho. O que investimos aqui é pouco diante da importância dessa obra para a cidade, para o povo e para a nossa cultura".

Dimensões do Cine Teatro

Dividido em dois pisos, o novo complexo multicultural tem área total de 4.402 metros quadrados, caixa cênica de 22 metros de altura, capacidade para 600 pessoas, quatro auditórios, espaço para galerias, salas de oficinas, praça de alimentação e camarins coletivos e individuais.

Até quando a população parnamirinense vai ficar de braços cruzados aguardando uma real posição e ação do Executivo Municipal para resolver de uma vez por toda a reforma ou restauração completa do "Cine Teatro" Paulo Barbosa da Silva?

📷 Divulgação
Redação Blog Du Souto

Postagem Anterior Próxima Postagem