A internet está inundada de rostos chorosos de quem assistiu ao filme tailandês de sucesso
Um filme tailandês sobre um jovem que cuida de sua avó moribunda enquanto disputa sua fortuna tocou o Sudeste Asiático, onde as respostas chorosas dos TikTokers estão se tornando virais.
Como ganhar milhões antes que a vovó morra liderou as bilheterias em toda a região desde que foi lançado em abril.
O filme segue M, que planeja ganhar uma herança de sua avó com câncer, mas começa a questionar seus motivos à medida que se aproxima dela.
A história parece ter ressoado profundamente entre os espectadores, que compartilharam vídeos emocionantes de si mesmos antes e depois de assistir ao filme.
"Correndo para abraçar minha avó agora! Filme excepcionalmente comovente... Este filme me atingiu ainda mais porque me lembrou de meu próprio relacionamento com minha avó", escreveu um usuário do TikTok, ianjeevan.
Os jovens publicaram online como ficaram especialmente comovidos com as cenas em que a avó estava a sofrer e continuaram a pedir aos seus falecidos pais que “me levassem com eles”.
“Chorei tanto que toda a minha maquiagem sumiu depois do filme”, disse um TikToker, referindo-se a essas cenas.
Outro, diariesofswan, disse: “Depois do filme, chore. Só chore, quando sentir falta de alguém, que você nem consegue mais abraçar ou ouvir a voz”.
O filme foi inspirado no relacionamento do roteirista Thodsapon Thiptinnakorn com sua avó. E é o primeiro longa-metragem do diretor Pat Boonnitipat. Ele disse à BBC que ficou “realmente surpreso” com a resposta esmagadora e que o apelo do filme reside na sua capacidade de explorar a natureza “conflitante” das relações familiares.
Em parte comédia sombria e em parte emocionante, a história gira em torno de uma família disfuncional que usa o diagnóstico da matriarca para planejar sua fortuna.
M, interpretado pelo cantor e ator Putthipong Assaratanakul, de 24 anos, é um deles. O que abandonou a faculdade vai morar com sua avó doente, aparentemente para ajudar a cuidar dela.
Consciente das intenções da sua família, a matriarca – avó de M, interpretada por Usha Seamkhum – ainda assim ama e aceita os seus filhos.
Seamkhum, 78 anos, recebeu ótimas críticas por sua estreia como atriz. O crítico de cinema James Marsh a chamou de “absolutamente sensacional” como a “figura de proa desta turba moralmente questionável”.
A relação entre M e sua avó comoveu muitos que assistiram ao filme
Além dela, os personagens estão longe de ser simpáticos - o Sr. Marsh os descreveu como "repugnantes" até. No entanto, esta história de família intrigante versus avó adorável parece ter tocado muitos.
"Nós os amamos, também os odiamos, mas também temos que conviver com eles. E às vezes os negligenciamos. Talvez este filme reflita os muitos, muitos ângulos da complexidade de uma grande família", disse o diretor Pat Boonnitipat.
Alguns dos que assistiram ao filme disseram que ele os lembrou de passar mais tempo com seus entes queridos, enquanto outros disseram que reacendeu memórias de seus avós ou pais que morreram.
Um usuário do TikTok aconselhou as pessoas a “trazerem muitas caixas de lenços de papel se forem assistir a este filme”. Alguns clipes online mostram funcionários distribuindo lenços de papel aos espectadores enquanto eles entram no cinema.
O maior cinema da Malásia, GSC, comercializou o filme como imperdível para pessoas que "precisam de um bom choro" , enquanto o SM Cinema nas Filipinas tinha funcionários distribuindo lenços de papel fora dos cinemas que exibiam o filme.
As vendas de ingressos na Tailândia ultrapassaram os 250 milhões de baht (US$ 6,9 milhões, £ 5,3 milhões, R$ 36.820 milhões) nos primeiros 14 dias de seu lançamento, tornando-o o 11º filme tailandês de maior bilheteria.
Também se tornou o filme asiático de maior sucesso nas telas da Indonésia e o filme tailandês de maior bilheteria em Cingapura e na Malásia.