Abertura aconteceu nesta quarta-feira (5) no Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), e contou com a presença da governadora
Semana do Meio Ambiente (Sema) acontece de 5 a 9 de junho e discutirá a restauração da Terra, o combate à desertificação e a resiliência à seca. | 📷 Sandro Menezes
A governadora Fátima Bezerra participou nesta quarta-feira (5), em Tibau do Sul, da solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente, que este ano tem como tema “Seja a Raiz da Restauração”. Organizada e coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), a Semana do Meio Ambiente (Sema) — que acontece dos dias 5 a 9 de junho — terá como eixos de discussão a restauração da Terra, o combate à desertificação e a resiliência à seca.
Após a abertura, que aconteceu no Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), a governadora também participou de outras agendas em Tibau do Sul, como a inauguração da Biblioteca Antônio José Marinho (Antônio Pequeno), a instalação do Mapa Gigante no PEMP e o reconhecimento da primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Chácara do Madeiro.
“É uma imensa alegria celebrar mais uma edição da Semana Estadual do Meio Ambiente, este ano com o tema ‘Seja a Raiz da Restauração’, para mobilizar a comunidade e a sociedade para desenvolver a consciência do cuidado com a preservação e defesa do meio ambiente, combate à desertificação e resiliência à seca”, disse a governadora.
Ainda de acordo com Fátima Bezerra, atividades como a Semana do Meio Ambiente reforçam o compromisso do Governo do Estado com ações voltadas às mudanças climáticas e de preservação ambiental. “O mundo clama por ações voltadas à preservação. Acompanhamos o aumento dos desastres climáticos, como no Rio Grande do Sul, que sensibilizou o povo brasileiro”, comentou.
A chefe do Executivo também falou das articulações para a criação do Fundo da Caatinga, uma ação que visa o financiamento de projetos para o manejo sustentável, recuperação e revitalização de áreas degradadas do principal bioma do Nordeste.
“Em breve, esperamos instituir um fundo de financiamento em apoio à caatinga, uma luta histórica. É motivo de alegria termos dado prioridade a essa pauta com o Ministério do Meio Ambiente. Já temos grupos atualizando os termos do decreto e esperamos que em julho possamos instituir o decreto com a presença do presidente Lula. Será uma ação de caráter estratégico e estruturante para a defesa do meio ambiente”, detalhou a governadora.
Durante a programação no Ecoposto, o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, falou de futuras melhorias para a estrutura. “Sempre somos cobrados por novos elementos para essa unidade, e estamos trabalhando com muito carinho. Em breve, teremos a estrutura contemplada, uma trilha parcialmente suspensa para minimizar o impacto no ecossistema”, disse o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt.
Também compareceram à abertura o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto; a secretária da Semjidh, Olga Aguiar; o prefeito de Tibau do Sul, Valdenício Costa; o vice-prefeito, Manoel Messias; a prefeita de Goianinha, Nira Galvão; o secretário da Semarh, Paulo Varela; o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt; o diretor da Caern, Roberto Sérgio Linhares; o secretário do Igarn, Paulo Sidney; o diretor da Fundação José Augusto, Gilson Matias; o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes; e a diretora do Parque Estadual Mata da Pipa, Mariana Gondim.
ATIVIDADES EM NATAL E OUTRAS CIDADES
A Semana Mundial do Meio Ambiente ocorre anualmente na capital e em diversas cidades potiguares, com o objetivo de promover a sensibilização ambiental, incentivar práticas sustentáveis e mobilizar a sociedade em prol da preservação e recuperação do meio ambiente.
Um dos grandes destaques da edição deste ano é o Espaço Verde, uma estrutura montada no Shopping Midway Mall, que tem o intuito de atrair a população para conhecer nossos biomas, as Unidades de Conservação, a biodiversidade potiguar e fortalecer o compromisso com a vida na Terra. O Espaço estará aberto ao público, de forma gratuita, até o domingo (9), no 1º piso, próximo à loja Iskisita Atakado.
Outras ações previstas para a SEMA são o plantio de mudas de espécies nativas, atrações culturais no Cajueiro de Pirangi, soltura de tartarugas-marinhas em Tibau do Sul, apresentação dos projetos Bosque Encena e Som da Mata no Parque das Dunas, teatro de fantoches, jogos educativos para crianças e cinema na praça, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, e muito mais.
CONFERÊNCIA
Nos dias 6 e 7 de junho, acontecerá a Conferência “Desertificação e Vulnerabilidade Climática: qual a raiz da solução?”, no Auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Idema.
Entre os temas que serão abordados durante os dois dias, estão: eventos extremos e mudanças do clima: cenários, vulnerabilidades e projeções para o RN; restauração de terras e agricultura sustentável como soluções economicamente viáveis; combate à desertificação e resiliência à seca no RN, além de justiça climática e racismo ambiental.
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior evento anual das Nações Unidas para sensibilizar e promover a ação ambiental e a necessidade de proteger o nosso planeta.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo, Suécia. Desde que foi comemorado pela primeira vez em 1974, o evento tornou-se uma plataforma global de divulgação sobre o meio ambiente em mais de 100 países.