A maternidade é uma jornada repleta de descobertas, mas, para algumas mães, como Suely Schmidt, os desafios assumiram uma dimensão especificamente única. A autora lançou a obra "Laura, Uma Maternidade Especial", em maio deste ano, em um evento especial na Casa InVerso.
Na obra, o leitor mergulha profundamente na vida de Suely e de sua filha Laura, na nasceu com a Síndrome de Down e foi diagnosticada tardiamente com autismo severo. A autora relata dolorosas e impressionantes experiências, desafios e alegrias ao maternar uma criança com necessidades especiais, destacando, sobretudo, a resiliência e a importância do apoio mútuo. “Para escrever uma trajetória como essa, precisamos ter um certo distanciamento dos fatos e, durante muito tempo eu pensava em escrever, mas eu não tinha condições emocionais, nem tempo para isso. Somente após alguns anos é que criei coragem para escrever — o que não foi fácil, pois, precisei mergulhar novamente naquilo que eu tinha vivido, e que foi doloroso relembrar”, conta Suely.
O livro também aborda questões importantes como a inclusão, os estigmas sociais e a ausência de uma rede de apoio para famílias em situações semelhantes, o que a levou a ser uma das criadoras da ONG Lar Assistido. “Comecei a escrever justamente porque senti na pele o que é a sociedade desconhecer os desafios enfrentados por uma mãe com um filho com uma deficiência severa, ou uma neuroatipicidade, como no caso da Laura. E, justamente por desconhecer, as pessoas tem ideias erradas e preconceitos”, explica a autora.
Com um relato íntimo e emocionante, a obra de Suely mostra uma maternidade longe dos estereótipos e repleta de obstáculos, mas que celebra as pequenas vitórias e conquistas de Laura e nos apresenta um amor inabalável, de uma mãe que nunca desistiu da sua filha — nem dela mesma.
Sobre a autora:
Suely Schmidt nasceu em Timbozinho, interior de Porto União, Santa Catarina, é formada em História e Nutrição, Mestra em Educação e Doutora em História. Tem dois filhos e dois netos. Após o nascimento de Laura, que tem síndrome de Down, participou da criação da Associação Reviver Down, em Curitiba, cujo objetivo foi a junção de pais na busca de informações e trocas de experiências acerca dessa síndrome, que, na época, era pouco divulgada. Também participou da criação do Ambulatório de Síndrome de Down no Hospital de Clínicas da UFPR.
Link para adquirir o livro: https://www.editorainverso.com.br/pagina-de-produto/laura-uma-maternidade-especial.