PARIS 2024 - DJ lésbica da Abertura das Olimpíadas sofre assédio cibernético

Polêmica sobre a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 continua. Agora já não são mais críticas religiosas apressadas sobre uma "falta de respeito" com a Última Ceia, que não houve, mas rendem agressões a artistas da cena, como Barbara Butch



A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 aconteceu na última sexta-feira, mas os efeitos ainda se fazem sentir, especialmente numa das protagonistas da cena erroneamente interpretada como uma paródia jocosa do quadro "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci.


A polêmica se transformou em violentos ataques aos artistas participantes da cena. Entre eles, a DJ assumidamente lésbica Barbara Butch. Em seu perfil no Instagram, a artista denunciou os ataques que vem sofrendo:

Como vocês sabem, meu compromisso sempre foi fazer todo mundo dançar e, do meu jeito, fazer uma nação na pista de dança. Por meio do meu trabalho de DJ e do meu ativismo, sempre promovi o amor e a inclusão - para mim, é isso que salvará o mundo, mesmo quando ele estiver desmoronando. Hoje, no entanto, sou alvo de mais um - particularmente violento - assédio cibernético. Embora no início eu tenha decidido não falar para deixar os haters se acalmarem, as mensagens que recebo são cada vez mais extremas. Tudo porque tive a honra de representar a diversidade do meu país por meio da arte e da música, ao lado de outros artistas e performers que admiro.

Não importa o que alguns digam, eu existo. Nunca tive vergonha de quem sou e assumo a responsabilidade por tudo - incluindo minhas escolhas artísticas. Durante toda a minha vida, recusei-me a ser uma vítima: não vou me calar. Não tenho medo daqueles que se escondem atrás de uma tela ou de um pseudônimo para vomitar seu ódio e frustrações. Vou lutar contra eles sem nunca tremer. Estou comprometida e orgulhosa. Orgulhosa de quem sou, do que sou e do que personifico, tanto para meus entes queridos quanto para milhões de franceses. Minha França é a França!


Passando da palavra à ação, já que as redes sociais dão voz a todo tipo de ataques impunemente, Barbara Butch, por meio de seu advogado, anunciou que vai, a partir de agora, processar todos que a desrespeitarem.



Declaração de Audrey Msellati, advogada de Barbara Butch - Paris, 29 de julho de 2024

Desde a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a artista, DJ e ativista Barbara Butch tem sido alvo de uma campanha extremamente violenta de assédio cibernético e difamação.

Ela foi ameaçada de morte, tortura e estupro, e também foi alvo de inúmeros insultos antissemitas, homofóbicos, sexistas e gordofóbicos.

Barbara Butch condena esse ódio vil dirigido a ela e ao que ela representa.

Com efeito, os seus compromissos e valores pessoais de benevolência, inclusão e amor ao próximo sempre estiveram no centro do seu projeto artístico: promover festividades para todos, independentemente da idade, orientação sexual, origem, religião ou gênero.

Ela apresenta hoje diversas queixas contra estes atos, sejam eles cometidos por cidadãos franceses ou estrangeiros, e pretende processar qualquer pessoa que tente intimidá-la no futuro.

Por Antônio Melo/RF

Postagem Anterior Próxima Postagem