Um exemplo a ser seguido por outros estados da federação
O governo estadual do Mato Grosso lançou uma novidade para garantir mais segurança para caminhoneiros, motoristas de aplicativo, taxistas e mototaxistas. Chamado de Vigia Mais Motorista, a tecnologia é uma espécie de botão de pânico, para chamar as forças de segurança de forma ágil.
O sistema exige cadastro no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp). Inicialmente, as associações, sindicatos e outras organizações das categorias são as responsáveis pelo cadastramento dos motoristas.
“São motoristas, mototaxistas, transportadores e todos os profissionais de diversos setores que agora podem contar com esse mecanismo para serem rapidamente atendidos pelas forças de segurança”, destacou o governador Mauro Mendes.
Além do acionamento direto às centrais de operações das polícias em todas as regiões do Estado, o Vigia Mais Motorista permite que o veículo seja monitorado pelas câmeras do programa Vigia Mais MT durante todo o atendimento da ocorrência.
“Os motoristas terão contato direto com a polícia, sem intermediários. Ele aciona a força policial e seu alerta ou pedido de socorro cai no Ciosp. São os próprios operadores da Central da Segurança Pública que vão atendê-los”, explicou o secretário de Segurança Pública, César Roveri.
De acordo com a secretaria de comunicação do governo do estado, os motoristas poderão acionar o serviço de emergência do CIOSP através de um botão físico, virtual ou por comando de voz, sendo acompanhados em tempo real através das câmeras de segurança.