MUNDO - Autoridades confirmam militares dos EUA feridos em ataque a base no Iraque

Dois foguetes atingiram a base aérea de Ain al-Assad, conforme crescem as tensões após a morte de lideranças de Hamas e Hezbollah


Caça norte-americano na base aérea de Ain al-Assad. | 📷 WikiCommons

Pelo menos cinco soldados americanos ficaram feridos em um ataque na segunda-feira (5) a uma base militar no Iraque, conforme informaram autoridades dos EUA. O incidente ocorre em meio ao aumento das tensões após a morte de líderes importantes do Hamas e do Hezbollah na semana passada. As informações são da agência Reuters.

Dois foguetes Katyusha atingiram a base aérea de Ain al-Assad, no oeste do Iraque, de acordo com duas fontes de segurança iraquianas citadas pela agência de notícias. Uma das fontes confirmou que os foguetes caíram dentro da base. Ainda não se sabe se o ataque está relacionado às ameaças de retaliação do Irã pelo assassinato do principal líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã.

Segundo as fontes ouvidas pela Reuters, um americano ficou gravemente ferido. A agência Associated Press, citando autoridades de defesa dos EUA, informou que até sete militares e civis foram feridos.

Na semana passada, os EUA realizaram um ataque no Iraque contra indivíduos que, segundo as autoridades americanas, eram “militantes” se preparando para lançar drones e que representavam uma ameaça para as forças norte-americanas e da coalizão.

Em meio a esse cenário, o Pentágono anunciou que enviará caças e navios de guerra adicionais para o Oriente Médio, enquanto Washington trabalha para fortalecer as defesas em resposta às ameaças do Irã e de seus aliados, Hamas e Hezbollah.

O Iraque, um raro caso de aliado tanto dos EUA quanto do Irã, abriga 2,5 mil tropas americanas e possui milícias apoiadas por Teerã vinculadas às suas forças de segurança. O país tem enfrentado um aumento nos ataques de retaliação desde o início da guerra entre Israel e Hamas em outubro.

Postagem Anterior Próxima Postagem