Engorda de Ponta Negra dará uma faixa de areia alargada para os banhistas da orla de Natal. | 📷 Drone Potiguar
O secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, disse que estima a conclusão do primeiro trecho da obra de engorda da Praia de Ponta Negra até o próximo final de semana. Na manhã deste sábado, 31 de agosto, foram realizados testes de granulometria e de volume da areia que será usada no aterro, que começa na altura do hotel Ocean Palace e seguirá até o Morro do Careca. A área será dividida em trechos de 200 metros para a execução, os quais serão bloqueados à medida que a intervenção for ocorrendo. Não haverá interdição total da praia.
O secretário de Infraestrutura explicou que os trabalhos serão realizados em três tubulações distribuídas ao longo do trecho total a ser contemplado, que possui cerca de 4 km. Para cada trecho de 200 metros, a estimativa é de que os serviços durem sete dias. “À medida que a areia for colocada nos primeiros 200 metros, se avança para os outros 200 e assim sucessivamente”, afirma o gestor. Na manhã de sábado, segundo o secretário, ainda ocorriam os testes de granulometria e volume da areia a ser utilizada na engorda. A draga também realizava pequenos reparos de manutenção.
De acordo com Carlson, as três tubulações para a obra têm pouco mais de 1 km cada. Após a conclusão dos trabalhos nos trechos que compõem o primeiro tubo, os serviços avançarão para o segundo e, depois, para o último, que estará mais próximo ao Morro do Careca. As intervenções no trecho inicial começaram na sexta-feira, 30 de agosto, com os testes. O projeto conta com investimentos de mais de R$ 73 milhões. Desde a sexta, curiosos procuram o local, na altura do Ocean Palace para observar os serviços.
O motivo da curiosidade é a draga, o principal equipamento utilizado para a engorda. A máquina é a responsável por retirar os sedimentos em uma jazida no mar e transportá-los para área do aterro. “Acompanhei no jornal que a draga estava aqui, então, vim para vê-la em ação, porque estou hospedado perto. Queria saber como funciona. Acredito que a obra vai ser boa para a praia. Estive em Ponta Negra em 2008 e achei tudo lindo. Agora, notei que precisa melhorar muito”, conta o advogado mineiro Leandro Ribeiro, de 44 anos, que chegou a Natal no início da semana com a esposa.