Cerca de 200 militares fornecerão infraestrutura e serviços de comunicações, comando e controle para este exercício multinacional da FAB
O Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), juntamente com seus Esquadrões subordinados, iniciou, nesta sexta-feira (06/09), o deslocamento dos equipamentos essenciais para a montagem da infraestrutura de comunicações e controle para a CRUZEX 2024, que será realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), em novembro deste ano.
Esta ação faz parte das etapas finais de um extenso planejamento operacional para garantir a plena execução de um dos maiores exercícios aéreos da América Latina. Cerca de 200 militares do 1º GCC estão envolvidos na operação, prestando suporte por meio da instalação de radares, antenas e sistemas de comunicação que vão garantir o sucesso da missão.
O 1º GCC tem papel estratégico na instalação e operação de sistemas de comunicação e controle. Serão implementadas mais de 30 frequências dedicadas para o controle das aeronaves e montados radares para ampliar a cobertura e segurança operacional. Um dos destaques será a implementação do radar de defesa aérea em Caicó (RN), aumentando a cobertura radar e aprimorando a supervisão das áreas de voo.
As equipes do 1º GCC estarão distribuídas em seis localidades: Caicó (RN), Açu (RN), Santa Terezinha (PE), Sousa (PB), Recife (PE) e Parnamirim (RN). Em Caicó, Assú, Santa Terezinha e Sousa, serão instaladas as infraestruturas de comunicações necessárias para o apoio às operações, com frequências dedicadas em VHF e UHF. Já em Recife, estarão localizados os controladores de voo e técnicos responsáveis pelo gerenciamento das operações.
Parnamirim será o ponto central das operações aéreas, onde estarão baseadas as aeronaves e os pilotos. O 1º GCC fornecerá a infraestrutura tecnológica para videoconferências em tempo real entre os controladores localizados em Recife e os pilotos em solo em Parnamirim.
Além da comunicação aeronáutica, o Grupo também proverá telefonia e intraer (rede interna da FAB) em todos os sítios, assegurando que as equipes estejam constantemente conectadas e possam se comunicar com eficiência.
O Comandante do 1º GCC, Tenente-Coronel Aviador Tomaz Lopes de Araújo, destacou a atuação da Unidade na CRUZEX, provendo os meios de comando e controle. “Nossas equipagens estão prontas e mobilizadas em diversas localidades do Nordeste para contribuir diretamente com o sucesso do Exercício", afirmou.
CRUZEX
O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre as nações-amigas participantes.
Nesta edição de 2024, o Exercício será realizado na BANT, de 03 a 15/11, e reunirá mais de dez países, incluindo o Brasil, e cerca de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras.
OBS: Segundo informações passadas “em of” para o BLOG DU SOUTO, haverá o evento “Portões Abertos” na Base Aérea de Natal, a princípio a cargo do CECOMSAER (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica).
DECEA/FAB