RIO GRANDE DO NORTE - Base Aérea de Natal forma pilotos de caça através do A-29 Super Tucano | CRUZEX 2024

Você sabia que a Base Aérea de Natal (BANT) forma pilotos de caças? As aeronaves A-29 Super Tucano são utilizadas no Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2°/5° GAV), Esquadrão Joker para formação destes pilotos.

O Esquadrão desempenha um papel crucial na Força Aérea Brasileira ao ser responsável pela formação dos novos pilotos de caça da FAB.

Piloto de caça em treinamento num A-29 Super Tucano

O curso tem duração de aproximadamente oito meses e busca a capacitação do futuro piloto de combate no desempenho das ações de Força Aérea inerentes à Aviação de Caça como Ataque, Defesa Aérea, Reconhecimento Armado e Varredura, além do aperfeiçoamento profissional dos Aspirantes a Oficial, com a consolidação e aplicação de valores já aprendidos ao longo da sua formação.

A-29 Super Tucano

A Força Aérea Brasileira (FAB) homenageou o legado dos P-47 Thunderbolt, utilizados na Segunda Guerra Mundial, com uma pintura especial no A-29 Super Tucano. Essa pintura celebra os feitos dos pilotos brasileiros na guerra, enquanto o A-29, conhecido por sua versatilidade e robustez, continua defendendo o espaço aéreo brasileiro em missões de ataque leve e patrulhamento.

CRUZEX 2024 em Natal/RN


O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre as nações-amigas participantes.

Nesta edição de 2024, o Exercício será realizado na BANT, de 03 a 15/11, e reunirá mais de dez países, incluindo o Brasil, e cerca de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras.

Saiba quais as aeronaves e países participantes clicando aqui.


Redação Blog Du Souto/FAB
Postagem Anterior Próxima Postagem