ARGENTINA - Após as eleições no Uruguai, Milei viajará a Montevidéu para discutir o acordo entre Mercosul e UE

O presidente da Argentina irá no dia 6 de dezembro participar da Cúpula de Líderes regionais. Será a primeira vez que participará de um evento da organização, onde receberá a presidência pro tempore


Javier Milei viajará ao Uruguai no dia 6 de dezembro para participar da Cúpula de Líderes Regionais do Mercosul que será realizada em Montevidéu. O Acordo de Livre Comércio com a União Europeia está entre os temas centrais do encontro.

O Presidente estará no evento após as eleições uruguaias deste domingo, onde Yamandú Orsi triunfou sobre Álvaro Delgado, do Partido Nacional. Além disso, Milei receberá a presidência pro tempore da organização, e espera-se que haja avanços no acordo comercial com a UE.

Segundo fontes diplomáticas, a expectativa para o dia 6 de dezembro é “encerrar a fase de negociação dos aspectos técnicos do acordo, mas não é a assinatura do mesmo”. Há intenções de que a situação avance e que as negociações tenham bons resultados. Mas, mesmo assim, os organizadores do evento garantem que é “muito optimista” pensar que o documento será assinado nesta reunião de líderes.

A Itamaraty está trabalhando na coordenação com as embaixadas dos diversos países membros para a chegada dos presidentes. O chefe de Estado argentino irá pela primeira vez a uma cimeira do Mercosul . Lá, ele encontrará líderes como Santiago Peña (Paraguai) ou Lula da Silva (Brasil), que cumprimentaram friamente o libertário no início do G20, no Rio de Janeiro.

Postagem Anterior Próxima Postagem