NATAL - Italo Ferreira fecha o primeiro dia do Circuito Banco do Brasil de Surfe com vitória em Natal

O campeão mundial e olímpico Ítalo Ferreira atraiu um grande público para assistir a sua estreia na etapa inédita do Circuito Banco do Brasil de Surfe no Rio Grande do Norte. Ele competiu na última bateria da quinta-feira e até os medalhistas olímpicos, Isaquias Queiroz e Rayssa Leal, estiveram na Praia de Miami para prestigiar seu companheiro da equipe de atletas patrocinadas pelo Banco do Brasil. No primeiro dia, foram realizadas 12 baterias e o paulista Wesley Leite fez os registros do dia, enquanto o paraibano José Francisco assumiu a liderança no ranking do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, que está sendo encerrado em Natal.

Mas, todas as atenções foram voltadas para a participação de Ítalo Ferreira, que não competiu no seu estado desde que entrou na elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) em 2015. Esta é a primeira vez que um evento da WSL e do Qualifying Series (QS) acontece no estado do Rio Grande do Norte e a Praia de Miami ficou cheia já no primeiro dia.

Italo Ferreira com Rayssa Leal e Isaquias Queiroz na Praia de Miami. | 📷 WSL/Aleko Stergiou

A bateria do Ítalo foi a última desta quinta-feira e outro potiguar, Emanoel Tobias, largou na frente com apoio de sua torcida. Isso até o campeão mundial achar uma onda para completar um aéreo que valeu 7,23 e garantiu a vitória. Emanoel Tobias em segundo passou e os dois eliminaram o também potiguar Gabriell Teixeira e o cearense Jeová Rodrigues.

"Eu fico com raiva quando não surfo, porque sei o que eu posso fazer quando pego a onda. Demorei um pouco pra pegar a primeira e a galera tava num ritmo bom, mas eu sou muito competitivo e foi uma bateria divertida", disse Ítalo Ferreira, que ainda não tem vitória em etapas do QS no seu currículo. "Eu pulei essa fase do QS. Só fiz a metade do ano (em 2014), me classifiquei pro CT e esse foi meu foco. Mas agora estou aqui, voltando no tempo pra tentar fazer uma boa performance. É uma vitória que eu não tenho e gostaria de fazer um cheque ali".

Uma verdadeira multidão de fãs do potiguar Italo Ferreira cercou o surfista campeão antes do início da bateria na praia de Miami. | 📷 WSL/ Aleko Stergiou


Ítalo também falou sobre estar competindo em Natal novamente: "Eu voltei 18 anos atrás, lembro que fiquei na casa da galera aqui, pegava carona e hoje venho no meu carro, tenho meus patrocinadores, fico em hotéis incríveis com toda uma estrutura, equipe, então tudo isso é pra ver como Deus é maravilhoso. Vim refletindo sobre isso, de como mudou minha vida desde o título mundial e das Olimpíadas O que mais me motiva, é ser uma inspiração pra galera, as pessoas me verem como um espelho de. um trabalho duro, na persistência, com talento, seguindo o caminho, seu propósito, que você consegue chegar lá Foi o que aconteceu comigo e fico feliz de poder estar vivendo esse momento agora.

A primeira medalha de ouro da história do surfe nas Olimpíadas, também falou sobre fazer parte da equipe de atletas patrocinados pelo Banco do Brasil: "Para mim, é incrível fazer parte desse squad do Banco do Brasil, que vem apostando no nosso esporte e impulsionando nossos atletas. Eu vejo como está legal este Circuito Banco do Brasil, da galera poder competir em casa, uma estrutura muito boa e a gente se sente bem na competição Hoje meu amigo, Lennon (rapper), passou o dia aqui se divertindo com a. galera na praia, então é isso que a gente quer, aproveitar os momentos, interagir com as pessoas, é bom demais".

A PRIMEIRA VEZ - Quem também aproveitou bastante o momento, foi o natalense Emanoel Tobias, um dos surfistas que estão tendo a chance de competir pela primeira vez em uma etapa do WSL Qualifying Series (QS). Ele tem uma escolinha de surfe na praia de Ponta Negra, um celeiro de grandes talentos do surfe potiguar. Muitos de seus alunos estavam na Praia de Miami torcendo por ele, que começou bem e liderou boa parte da bateria, mas Ítalo Ferreira conseguiu confirmar o favoritismo no final.


Emanoel Tobias estreando nas etapas do WSL Qualifying Series em Natal. | 📷 WSL/Aleko Stergiou

E o surfe é só parte da festa! O campeonato faz parte do Festival Tamo Junto BB, que vai agitar a cidade com muita música, arte e esportes.



Não perca essa oportunidade de curtir altas ondas e celebrar a cultura do surfe no Nordeste.

Onde: Praia de Miami, Natal/RN.

Te esperamos lá!

O natalense Jonathan Freitas não comparece de voos aéreos da quinta-feira na Praia de Miami. | 📷 WSL/Aleko Stergiou

Postagem Anterior Próxima Postagem