Procurando uma nova plataforma de mídia social porque o X, Threads e Mastodon não estão dando conta? Você pode tentar Bluesky.
Pessoas que buscam evitar o caos, o barulho e a fanfarronice política após as eleições nos EUA estão notando um clima diferente na plataforma social Bluesky, onde a vibração é aparentemente acolhedora e há visivelmente menos trolls.
O site anunciou que rapidamente adicionou mais de um milhão de novos usuários na semana após o dia da eleição dos EUA e emergiu como um dos rivais de crescimento mais rápido do X de Elon Musk e plataformas semelhantes.
Se você estiver tentado conferir o novo espaço, aqui está um guia sobre como o Bluesky funciona:
Começando
Talvez você não esteja pronto para se comprometer a adicionar mais uma conta de mídia social. Sem problemas — você ainda pode dar uma olhada no Bluesky sem se inscrever, porque todas as postagens e perfis são públicos.
Você pode ter uma sensação de déjà vu, porque a aparência da plataforma é muito parecida com a do X. Isso não deve ser nenhuma surpresa, porque o cofundador do Twitter, Jack Dorsey, foi um dos primeiros defensores do Bluesky. (Dorsey não está mais envolvido com o Bluesky, que é de propriedade e administrado por sua equipe executiva como uma corporação de benefício público).
Se você se arriscar e criar uma conta, precisará de um nome de usuário. Você notará que os identificadores do Bluesky são um pouco diferentes porque terminam por padrão no domínio do site, .bsky.social.
Você pode personalizar seu identificador para torná-lo mais memorável, usando o domínio do seu próprio site ou comprando um personalizado através do Bluesky. Mas pode não ser algo que a maioria dos usuários novatos precise ou queira fazer imediatamente.
Como encontro pessoas interessantes?
A Bluesky se gaba de oferecer aos usuários uma “escolha algorítmica” para personalizar o conteúdo exibido, em vez de deixá-lo aos caprichos de um sistema centralizado.
“Nossa experiência online não precisa depender de bilionários tomando decisões unilaterais sobre o que vemos”, diz .
O que isso significa é que você pode seguir feeds personalizados configurados por outros usuários ou criar os seus próprios. Se você tocar em #Feeds no menu à esquerda, verá algumas ofertas padrão como Cat Pics e Gardening. My Bangers é uma lista de suas postagens mais populares por curtidas e Catch Up mostra as postagens mais populares do site nas últimas 24 horas. Você pode encontrar mais fazendo uma pesquisa e tocando no botão Feeds.
Há também o feed usual “Descobrir” de postagens sugeridas e um feed cronológico de contas que você segue.
Para ajudar novos usuários a se estabelecerem, o Bluesky tem pacotes iniciais de feeds e contas recomendados para seguir, que qualquer um pode criar e compartilhar. Eles não aparecem nos resultados de pesquisa do Bluesky, mas podem ser encontrados em diretórios online, ou alguém pode compartilhar um com você.
Depois que me inscrevi, um colega me indicou um para os principais veículos de notícias. Há dezenas de milhares de pacotes iniciais, variando de tópicos amplamente atraentes, como Taylor Swift, a interesses de nicho, como bicicletas de carga ou comediantes do Reino Unido. Você pode seguir o pacote inteiro ou rolar a lista para baixo para escolher contas individuais.
E as pessoas que você seguiu no X? Há uma ferramenta de extensão de navegador chamada Sky Follower Bridge que ajudará você a encontrar usuários X que migraram para o Bluesky. Mas verifique antes de clicar no botão seguir para ter certeza de que não é um usuário diferente usando o mesmo nome de exibição ou identificador.
Como postar?
Pronto para participar da conversa? Você pode escrever posts ou responder a outros, mas seja breve, pois há um limite de 300 caracteres — 20 a mais do que no X. Você também pode enviar fotos e vídeos, embora os vídeos não possam ter mais de 60 segundos. GIFs e emojis também estão disponíveis, é claro.
Você ainda pode @ pessoas digitando o nome de usuário delas, curtir posts tocando em um ícone de coração ou usar hashtags para destacar um tema. O Bluesky adicionou um menu para hashtags, então quando você clica em uma, você terá diferentes opções para ver, ou silenciar, posts sobre aquele tópico.
E os trolls?
O princípio de descentralização da Bluesky se estende às opções de controle de conteúdo que ela oferece.
Para começar, os usuários podem escolher no menu de configurações se querem ver respostas, republicações ou citações de postagens em seu feed. Palavras ou tags específicas podem ser silenciadas temporariamente ou para sempre, enquanto contas podem ser silenciadas ou bloqueadas individualmente ou em massa, adicionando-as a uma lista de moderação. Você pode até mesmo ajustar o nível de conteúdo adulto que aparece em seu feed.
A Bluesky tem uma equipe de moderadores de conteúdo para policiar o site em busca de material ilegal ou que viole as regras. Mas também está adotando uma abordagem diferente ao tornar público seu sistema de moderação de conteúdo em uma tentativa de resolver problemas com serviços de moderação tradicionais que, segundo ela, “carecem de transparência e controle do usuário”.
Então, indivíduos ou grupos podem configurar seus próprios filtros de conteúdo, ou rotuladores, que vão além do que o Bluesky oferece. Esses rotuladores podem ser usados para categorizar conteúdo ou usuários, que podem então ser bloqueados ou ocultados. Mas eles também podem ser usados para propósitos informativos ou criativos, como curadoria ou verificação de conteúdo.
Existem rotuladores para identificar imagens geradas por inteligência artificial ou para checar fatos em postagens de notícias. Você pode encontrar listas de rotuladores online. Depois que assinei um rotulador de política dos EUA, algumas postagens em meus feeds foram sinalizadas como “!Donald Trump” ou “!Democrat political” e ocultas, a menos que eu clique em Show.
*Trolls: O termo "troll" é uma gíria da internet que se refere a uma pessoa que, de forma intencional, desestabiliza uma discussão ou irrita outras pessoas.