O que se ouve nos bastidores da Câmara de Parnamirim e entre os formadores de opinião da cidade não precisa mais de muito alarde, pois parece que o martelo já foi batido entre a maioria dos atuais e os novos eleitos vereadores sobre a tão discutida e ponderada eleição para presidência da Casa Legislativa.
WOLNEY FRANÇA
Recentemente o atual presidente Wolney França(PSDB), demonstrou seu apoio a vereadora Rhalessa de Clênio(SOLIDARIEDADE), fortalecendo ainda mais os laços entre os pares para a eleição da possível primeira mulher ao 2 º mais importante cargo público da cidade, sabendo que no primeiro já sabemos quem exercerá o principal cargo, a prefeita eleita, professora Nilda.
Após as últimas eleições de 6 de outubro, Wolney França até havia confirmado sua intenção a reeleição da presidência da Câmara, mas decidiu manter seu mandato de vereador e apoiar a vereadora Rhalessa. “A gente é candidato, sim. Estamos respeitando as acomodações, estamos respeitando os novos vereadores que estão chegando à Casa Legislativa, conhecendo e pegando o regimento interno. Estamos felizes porque temos um trabalho importante. Sabemos que outros colegas também têm interesse, mas não há vaidade nisso, estamos aqui para somar. Eu acredito muito que o melhor caminho para qualquer eleição é o consenso”, afirmou.
"Wolney não é apenas um político respeitado na cidade “Trampolim da Vitória”, agora mais experiente como vereador reeleito do município com expressiva votação nas últimas eleições, mas até em função de seu temperamento em se relacionar pacificamente com as pessoas, o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, não é nem de longe a pedra no sapato que todos imaginavam que seria na eleição da futura Mesa Diretora, ao contrário fortalece a base de Rhalessa com os votos que a filha de Clênio precisava. Wolney sempre manteve uma posição equilibrada transitando muito bem na situação e oposição, é um cavalheiro da política parnamirinense", disse o editor do Jornal do Estado Genilson Souto.
PROFESSORA NILDA
A primeira prefeita eleita na história política de Parnamirim, Professora Nilda, se mantém NEUTRA a respeito de quem ela apoiará para presidir a Casa do Povo, porém, vale ressaltar que ela tem afinidade com os principais nomes para concorrer a vaga, vereadores César Maia e Rhalessa de Clênio, embora a decisão de quem vai presidir é ABSOLUTAMENTE dos 21 vereadores no dia 1º de janeiro após a posse dos mesmos, então a prefeita apesar de ser um forte apoio de liderança, mas ela se manterá imparcial, analisando as discussões e observando tudo, sem omitir opinião tendenciosa para não atrapalhar a eleição restritamente da Casa Legislativa.
CÉSAR MAIA
Após 2 meses das eleições municipais de 2024 e a população já sabendo quem será os próximos 21 vereadores eleitos para exercer seu mandato na cidade de Parnamirim, o que se discute hoje entre os apoiadores e lideranças parlamentares nos corredores e plenário da Câmara Municipal e nas redes sociais é de quem será eleito(a) presidente da Casa Legislativa, e entre os assuntos, um destes foi que o vereador César Maia(MDB), pretencioso pela presidência já demonstrava ser o favorito entre os edis, quer seja o apoio dos atuais vereadores como os recém eleitos, porém, vale ressaltar que não passou de um vislumbre, pois quem outrora havia declarado apoio a sua candidatura, mudou de posição e partiu para apoiar sua forte concorrente, a vereadora Rhalessa.
Uns já compartilharam, em off, ao Blog Du Souto, que a intenção principal do vereador César Maia a presidência da Casa Legislativa, é visando as futuras eleições de 2026 e posteriormente o Executivo Municipal em 2028, com isso, ele estaria traindo a aliança com a prefeita Nilda.
César Maia estaria trazendo de volta o ambicioso desejo do irmão, o ex-vereador e ex-deputado estadual por Parnamirim Carlos Augusto Maia em ser prefeito da cidade?
CONCLUSÃO
Estamos a 22 dias da eleição da Casa do Povo, e os ânimos continuam diariamente aflorados em ambas as partes. O desejo dos principais nomes a exercer a PRESIDÊNCIA da Câmara de Vereadores de Parnamirim é manter o premiado trabalho que Wolney França exerceu durante sua gestão, não visar partes e nem partidos, pois de fato, o presidente precisa observar os frutos e benefícios que sua gestão trará para o legislativo municipal e principalmente, para a população parnamirinense.