Reconhecimento atesta o cumprimento de indicadores de qualidade e segurança monitorados pela ANS
O Hospital da Unimed Natal recebeu o Certificado de Qualidade Hospitalar, concedido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio do Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar (PM-QUALISS). O HU é o único hospital do Rio Grande do Norte participante da iniciativa, que avalia o desempenho das instituições com base em indicadores específicos e visita técnica de verificação de dados.
“A adesão ao PM-QUALISS Hospitalar é voluntária, porém apenas hospitais que atendem a pré-requisitos específicos são elegíveis – como a Acreditação ONA , que valida critérios de segurança e gestão. Este ano, já conquistamos a manutenção da Acreditação ONA Nível 2 , e nos submetemos ao PM-QUALISS porque o nosso compromisso é entregar excelência em todos os processos. Este certificado chega em um momento muito importante, especialmente com a ampliação de nossos serviços por meio da entrega do CSU – Complexo de Saúde Unimed”, destacou Isabela Durso, gerente de qualidade da Unimed Natal.
O PM-QUALISS monitora aspectos críticos de qualidade e segurança por meio de indicadores cientificamente validados. O Hospital da Unimed Natal atendeu a critérios avaliados, incluindo tempo médio de internação, incidência de quedas com dano, taxa de infecção de corrente sanguínea associada ao cateter venoso central, taxa de infecção do trato urinário associada ao cateter vesical de demora, taxa de parada cardiorrespiratória em unidade de internação e proporção de reinternações em até 30 dias após alta hospitalar.
Por Juliana Manzano