Sério. Ameaçador. Uma "imagem de mensagem".
Essas são algumas das descrições do mais novo retrato oficial de Donald Trump, capturado por seu fotógrafo chefe, Daniel Torok. Na foto, o presidente eleito tem uma expressão severa, olhos erguidos.
"O retrato oficial do presidente é a imagem mais impressa e mais vista do presidente de todos os tempos", disse o ex-fotografo da Casa Branca Eric Draper à BBC.
Ele trabalhou para George W. Bush durante seus oito anos de presidência, tirando seus dois retratos oficiais.
A primeira impressão do Sr. Draper sobre a imagem de Trump foi que ela foi "fortemente manipulada" com iluminação de estúdio e retoques após a filmagem.
A foto pareceu usar uma iluminação "monstruosa", ele acrescentou, para iluminar dramaticamente o presidente eleito de baixo para cima e fazer seus olhos se destacarem.
A configuração de iluminação dá à imagem uma aparência "ameaçadora" frequentemente vista em filmes de terror, disse Eliska Sky, uma fotógrafa de retratos do London Institute of Photography. Ela comparou a representação de Trump a um boxeador antes de uma luta.
A iluminação "sugere seriedade e intenção", de acordo com Paul Duerinckx, professor sênior de fotografia documental no Swansea College of Art.
Esta imagem é impressionante, ele acrescentou, porque a fonte de luz na maioria das fotos vem de cima, como o sol ou as luzes do teto, e inverter a fonte nesta foto "tende a realmente ter um efeito sobre nós".
A foto de Donald Trump foi usada por seus apoiadores e oponentes. | 📷 Getty Images
Muitas pessoas nas redes sociais compararam a foto com a "foto policial" de Donald Trump, tirada na prisão do Condado de Fulton, na Geórgia, depois que ele foi acusado de tentar anular sua derrota eleitoral de 2020 — uma acusação que Trump nega.
O YouTuber de fotografia Jared Polin disse que discutiu o retrato com o Sr. Torok e que lhe disseram que a foto serviu de inspiração.
"A foto da ficha policial foi uma das imagens mais pesquisadas, talvez de todas", Polin alega que o Sr. Torok disse. O Sr. Torok não respondeu ao pedido de comentário da BBC.
A foto, tirada em 2023, se tornou parte da cultura dos EUA, adornando tudo, de xícaras de café a camisetas.
Retrato oficial de Donald Trump tirado no início de sua primeira vez em 2017 (e) e (d) George W. Bush capturado por Eric Draper em 2003. | 📷 Casa Branca
O estilo do novo retrato de Trump é diferente do visual de sua imagem de 2017 e de presidentes anteriores, incluindo George W. Bush.
"Você definitivamente faz fotos para agradar o cliente e, neste caso, acho que esse é o tipo de imagem que eles queriam retratar", disse Draper à BBC.
Ele se lembrou de sentar-se com o então presidente Bush e a primeira-dama Laura Bush para analisar uma seleção de imagens antes de escolherem sua favorita.
"A ideia era que parecesse uma iluminação agradável, um retrato profissional, com uma expressão agradável, porque essas fotos vão dar as boas-vindas às pessoas que entram na agência dos correios", disse ele.
Andrew Parsons é um fotógrafo político que trabalhou para quatro primeiros-ministros britânicos, de David Cameron a Liz Truss, além de Boris Johnson, por 13 anos.
"É uma foto de mensagem, estou lhe entregando uma mensagem", ele disse sobre a foto de Trump. "Não é como uma risada sincera, é um olhar severo, duro, direto para o cano da lente."
Por outro lado, o Sr. Parsons disse que a versão de 2017 era uma "foto do empresário Donald Trump".
É difícil exagerar a importância de imagens políticas como a de Trump, ele disse. "Uma imagem pode fazer ou destruir uma campanha política".