SAÚDE - Norovírus: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Norovírus é um vírus que causa infecção gastrointestinal, chamada gastroenterite viral, com sintomas como diarreia intensa seguida de vômitos e, muitas vezes, febre, podendo afetar adultos, idosos e crianças.

Esse vírus é transmitido pelo consumo de alimentos e água contaminados, contato direto com pessoas infectadas ou superfícies contaminadas, já que é capaz de permanecer em superfícies por longos períodos.

O tratamento da gastroenterite causada pelo norovírus é feito pelo clínico geral, gastroenterologista, infectologista ou pediatra e, normalmente, envolve repouso, aumento da hidratação e/ou uso de remédios para aliviar os sintomas.

Sintomas de norovírus

Os principais sintomas da infecção pelo norovírus são:

  • Diarreia aquosa intensa e não sanguinolenta;
  • Náuseas ou vômitos que pode ser na forma de jato;
  • Febre baixa ou calafrios;
  • Dor abdominal;
  • Cólica intestinal;
  • Dor de cabeça ou dor muscular;
  • Mal estar geral.

Os sintomas de norovírus são semelhantes à gastroenterite e, normalmente, surgem 24 a 48 horas após a infecção e duram cerca de 1 a 3 dias. Veja como identificar a gastroenterite viral.

No entanto, ainda é possível transmitir o norovírus para outras pessoas até 2 semanas ou mais após o desaparecimento dos sintomas.

A infecção pelo norovírus pode causar desidratação grave em bebês, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas e/ ou que possuem o sistema imunológico mais comprometido.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da infecção pelo norovírus é feita pelo clínico geral, gastroenterologista, infectologista ou pediatra, através da avaliação dos sintomas, bem como quando se iniciaram.

Marque uma consulta com o infectologista na região mais próxima de você:

Além disso, o médico deve avaliar histórico de saúde, do contato com outras pessoas com sintomas de gastroenterite e de exames de sangue para avaliar os níveis de eletrólitos no sangue.

Geralmente, não são necessários exames para confirmar a infecção, mas em alguns casos, o médico pode solicitar um exame de RT-PCR utilizando amostras das fezes ou dos vômitos, para detectar a presença do norovírus.

Como acontece a transmissão

A principal via de transmissão do norovírus é a fecal-oral, através de:

  • Consumo de água ou alimentos contaminados;
  • Tocar em uma superfície, brinquedos ou objetos contaminados pelo norovírus e levar a mão à boca;
  • Contato direto com a pessoa infectada.

Além disso, mais raramente, a transmissão do norovírus pode acontecer por meio da liberação dos aerossóis no vômito.

Quando se tem contato com o norovírus, o período de incubação geralmente é de 24 a 48 horas, até o desenvolvimento de sintomas.

Quem tem maior risco

É possível que existam surtos de norovírus em ambientes fechados, como navios, escolas e hospitais, já que não há outros meio de propagação do vírus sem ser o organismo humano.

Por isso, é importante lavar bem as mãos e evitar ficar no mesmo ambiente fechado que a pessoa infectada.

Como é feito o tratamento

O tratamento do norovírus deve ser feito com orientação do infectologista, gastroenterologista, clínico geral ou pediatra com medidas de suporte, já que não existem remédios específicos para combater o norovírus.

Os principais tratamentos para norovírus são:

1. Fazer repouso
O repouso é muito importante pois ajuda o corpo a se recuperar e a fortalecer o sistema imunológico para combater o norovírus.

Além disso, repousar é importante pois o vômito ou a diarreia podem causar cansaço excessivo.

2. Aumentar a hidratação
Aumentar a hidratação, bebendo bastante água, para repor a perda de líquidos causada pela diarreia ou vômitos, e evitar a desidratação.

Além disso, o médico pode recomendar tomar soro caseiro ou sais de reidratação oral, pois além de repor água, também repõem sais minerais que são perdidos nos vômitos ou diarreia.

Deve-se evitar consumir bebidas esportivas ou sucos, principalmente no caso de crianças, pois podem piorar a diarreia.

Nos casos de desidratação grave, pode ser necessário internamento hospitalar para receber soro e eletrólitos na veia.

3. Uso de remédios
O uso de remédios para norovírus pode ser indicado pelo médico para ajudar a aliviar os sintomas, já que não existem remédios capazes de eliminar o norovírus do corpo.

Os principais remédios para norovírus são:

  • Analgésicos e antitérmicos, como paracetamol ou dipirona, para baixar a febre e reduzir as dores;
  • Antieméticos, como a ondansetrona, para aliviar as náuseas e os vômitos.
  • Antidiarreicos, como loperamida, em alguns casos para adultos apenas, quando outras causas da diarreia foram descartadas.

Os antibióticos não são indicados para o norovírus, pois não são capazes de combater e eliminar vírus.

Pelo fato de existirem várias formas do norovírus devido a diversas mutações, ainda não foi possível criar uma vacina para esse vírus, no entanto, estuda-se a possibilidade de desenvolver uma vacina periódica, como acontece com a gripe.

Como prevenir

Para prevenir a infecção pelo norovírus, é recomendado:

  • Lavar bem as mãos, utilizando água e sabonete neutro, por pelo menos 20 segundos antes de enxaguar, principalmente antes e após ir ao banheiro, trocar a fralda da criança, amamentar, tocar em animais e manipular os alimentos;
  • Lavar bem os vegetais, frutas e legumes com água e sabão, e em seguida, colocá-los de molho em solução de água sanitária 2,5%, preparada com 1 litro de água e 2 gotas da água sanitária, deixando agir por 30 minutos;
  • Evitar consumir alimentos crus e não lavados;
  • Desinfectar objetos e superfícies que estão potencialmente infectadas, incluindo vaso sanitário, piso, box do banheiro e pia, com água sanitária concentrada, pelo menos uma vez ao dia;
  • Limpar torneiras, interruptores de luz, maçanetas de portas com água e sabão;
  • Evitar compartilhar toalhas, roupa de cama ou objetos pessoais;
  • Lavar as roupas da pessoa infectada separadamente, e somente depois que as roupas das outras pessoas da casa foram lavadas;
  • Evitar o contato com pessoas que estejam com gastroenterites;
  • Evitar tocar em superfícies e levar as mãos à boca, nariz ou olhos;
  • Evitar levar a criança à escola, ou trabalhar no caso de adultos, por pelo menos 72 horas após o término dos sintomas, para evitar a propagação do norovírus.

Além disso, deve-se limpar e desinfectar superfícies que tiveram contato com vômitos ou diarreia, limpando com papel toalha, utilizando luvas descartáveis, e água sanitária concentrada, deixando-o agir por pelo menos 5 minutos, e em seguida limpar a superfície com água quente e sabão.

Após a limpeza e desinfecção das superfícies, deve-se lavar as mãos e antebraços vigorosamente com água e sabão, de forma a prevenir a infecção pelo norovírus e evitar a transmissão da doença.

Assista o vídeo a seguir sobre como lavar a mão corretamente para prevenir o norovírus:

TuaSaúde

Postagem Anterior Próxima Postagem