Nesta segunda-feira, 07 de abril, a Câmara Municipal de Parnamirim realizou, no Plenário Dr. Mário Medeiros, uma audiência pública com o tema “Autismo - Desafios da inclusão”. O evento teve como objetivo destacar as necessidades das pessoas e famílias atípicas do município, além dos caminhos possíveis para integração dessa comunidade nas esferas públicas de Parnamirim.
Proposta pelos vereadores Dr. Cesar Maia e Michael Diniz, a audiência teve na composição da mesa, além dos vereadores proponentes, o parlamentar Thiago Fernandes; a secretária de educação de Parnamirim, Eliza Toscano; a presidente do Instituto Recebs, Carmem Helane; e o presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Parnamirim (Apaap), Jonata Justino. Os demais vereadores e representantes da comunidade em geral também estiveram presentes no evento.
O propositor da audiência, o vereador Michael Diniz agradeceu a presença de todos e reforçou o seu compromisso com o atendimento das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA): “A gente sabe que é um tema que vem recorrente, e o número vem aumentando, então nós temos que trabalhar da melhor maneira”.
Na tribuna, Jonata Justino, presidente da Apaap, usou a palavra para dar ênfase às dificuldades encontradas pelos pais atípicos para encontrar suporte e integração para seus filhos na educação e saúde de Parnamirim. O presidente da Associação também reiterou o pedido de criação de um centro municipal especializado para o atendimento de pessoas do espectro autista.
Como representante do executivo municipal, Eliza Toscano, secretária de Educação de Parnamirim, situou o panorama atual de Parnamirim nesta realidade através de dados. Segundo a gestora, a rede municipal de educação conta atualmente com 884 alunos com TEA matriculados em 67 unidades escolares, que disponibilizam de 485 estagiários para suporte pedagógico, além de 86 profissionais de apoio escolar e 47 professores especialistas para atendimento especializado.
"prometeu a abertura de 3 novas salas multifuncionais, o lançamento do Plano de Gestão Municipal, que criará cargo de professor da educação especial, e a contratação de novos estagiários", disse Eliza Toscano, secretária de Educação.
“Estamos em estudos para construção do Plano de Gestão Municipal, com vistas na criação do cargo de professor da educação especial. [...] Prevista ainda para o primeiro bimestre, a abertura de 3 salas multifuncionais. [...]Contratação de mais estagiários e a formação continuada para atuação de práticas significativas”, disse a secretária.
Por Cida Ramos/CMP