O animal, um jovem, foi avistado a uma profundidade de 600 metros; os animais podem atingir até 7 metros de comprimento quando totalmente crescidos

Uma lula colossal foi capturada pela primeira vez em câmeras nas profundezas do mar por uma equipe internacional de pesquisadores pilotando um submersível operado remotamente.
O avistamento foi anunciado nesta terça-feira(15) pelo Schmidt Ocean Institute.
A lula filmada era uma lula juvenil com cerca de 30 cm (um pé) de comprimento a uma profundidade de 600 metros (1.968 pés) no Oceano Atlântico Sul.
A lula colossal adulta, que os cientistas descobriram na barriga de baleias e aves marinhas, pode atingir comprimentos de até 7 metros (23 pés) — quase o tamanho de um pequeno caminhão de bombeiros.
A lula foi avistada no mês passado perto das Ilhas Sandwich do Sul durante uma expedição em busca de novas formas de vida marinha. Os pesquisadores aguardaram para verificar a identificação da espécie com outros cientistas independentes antes de divulgar as imagens.
"Adorei que tenhamos visto uma lula colossal jovem pela primeira vez. Este animal é tão lindo", disse Kat Bolstad, pesquisadora de lulas da Universidade de Tecnologia de Auckland, na Nova Zelândia, que ajudou a confirmar.
Pesquisadores estão testando câmeras diferentes na esperança de capturar uma lula colossal adulta, disse Bolstad.
A lula jovem é quase totalmente transparente, com braços finos. Quando adulta, a lula perde essa aparência vítrea e adquire uma coloração opaca vermelho-escura ou roxa. Quando adulta, é considerada um dos maiores invertebrados conhecidos do mundo.