Ela venceu disputa com outros 5 atletas na categoria ‘Retorno do Ano’

A ginasta brasileira Rebeca Andrade conquistou o Prêmio Laureus 2025, considerado o ‘Oscar’ do esporte. A cerimônia de premiação foi realizada no Palácio de Cibeles em Madri. É a primeira vez que uma mulher brasileira traz um troféu do Laureus para o País. O prêmio reconheceu a trajetória de superação da atleta, que depois de passar por três cirurgias, não só voltou às competições, como conquistou quatro medalhas nas Olimpíadas, incluindo o ouro no solo. Com o resultado nos Jogos, Rebeca tornou-se a maior medalhista olímpica da história do Brasil.
“Houve momentos na minha carreira em que temi nunca mais voltar ao nível que já estive – e para todos nós, nada é maior do que os Jogos Olímpicos. Quando olho para as quatro medalhas que trouxe de Paris, vejo o apoio que recebi da minha família, dos meus colegas de equipe e dos meus treinadores ao longo dessa jornada. Na história de 25 anos desses prêmios, histórias de resiliência como essa inspiraram gerações de jovens, e vencedores anteriores incluem alguns dos maiores atletas de todos os tempos, como meu compatriota Ronaldo e Simone [Biles], que venceu este prêmio no ano passado”, discursou Rebeca, após receber o prêmio.

Fazia quase 10 anos que um brasileiro não ganhava o Laureus. O último vencedor foi o nadador Daniel Dias, que venceu na categoria Paratleta do Ano em 2009, 2013 e 2016. Além dele e de Ronaldo, Pelé (2000, pela carreira), Bob Burnquist (2002, Atleta de Ação do Ano) e a seleção brasileira de futebol (2003, Equipe do ano) foram vencedores do Laureus. Na categoria em que Rebeca venceu, Retorno do Ano, o último vencedor do Brasil foi Ronaldo, que também superou cirurgias no joelho para vencer em 2003.
Além de Rebeca, foram premiados, com destaque: Simone Biles, ginasta norte-americana, que recebeu o prêmio de Atleta Feminina do Ano e Armand Duplantis, sueco especializado no salto com vara, laureado como Atleta Masculino do Ano.
O Real Madrid venceu o prêmio de Time do Ano, e com o time, mais brasileiros vencedores. São eles: Eder Militão, Rodrygo e Vinicius Júnior, além de Marcelo, que está de volta a Madri para homenagear o clube.